Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/09/2008 16:03

Quem beber e dirigir pode ficar sem seguro segundo o STJ

Bianca Cegati - Campo Grande News

Uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) a recurso especial não permitiu a um motorista que se acidentou ao dirigir embriagado que recebesse o montante da seguradora. Agora, quem beber e pegar o volante, além de sofrer as penalidades da Lei Seca, desde de 20 de junho em vigor, pode ficar sem o seguro do veículo.

Conforme o julgamento do STJ, a embriaguez passa a ser agravante do risco e a seguradora não pode suportar riscos de fato ou situações que agravam o seguro, ainda mais quando o segurado não cumpriu com o dever de lealdade, interpretação que se respalda no antigo Código Civil, de acordo com o ministro do Superior, Ari Pargendler.

No processo em questão, anterior à Lei Seca, o STJ fez valer a primeira decisão sobre o caso, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O ministro Pargendler, no entanto, antes de aplicá-la, havia tomado antiga jurisprudência, pela qual a ingestão de bebida alcoólica não seria fator relevante para que não fosse pago o seguro ao cliente.

O entendimento do tribunal era de que o juiz deveria analisar caso a caso a fim de saber se o álcool foi a causa determinante e eficiente do acidente, mesmo que o condutor estivesse com índice de bebida no sangue acima do permitido pela legislação de trânsito.

Contrário à decisão antiga, o ministro resolveu modificar o parecer e o STJ passou a considerar a regra do “se beber, não dirija”, segundo Pargendler. (Com informações do site do STJ)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)