Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Queimadas preocupam Corpo de Bombeiros

17 de julho de 2008 - 17:01

O Corpo de Bombeiros faz um apelo à população para que não realize queimadas em áreas rurais e urbanas. Segundo o comandante da corporação, Coronel Ociel, o longo período de estiagem e a baixa umidade relativa do ar facilitam a propagação do fogo e a perda do controle sobre a queimada. Somente nos primeiros 15 dias desse mês foram registrados 130 casos de incêndios, número superior aos 31 dias de julho do ano passado quando ocorreram 127 casos.

“As pessoas não devem queimar o lixo, nem em terrenos baldios ou nas áreas rurais. A vegetação está muito seca por causa do longo período sem chuva. O risco de propagação e de grandes incêndios é alto. Para evitar esses problemas estamos, em conjunto com o Ibama, orientando as pessoas e criando uma brigada especial para fazer esses atendimentos”, contou em entrevista ao Primeira Notícia desta quinta-feira.

As queimadas também podem provocar acidentes de trânsito, em especial nas rodovias. A fumaça invade a pista e dificulta a visibilidade. Por isso, a orientação é que os motoristas fiquem atentos, reduzam a velocidade e liguem os faróis.

Crime

O coronel lembrou ainda que queimadas sem autorização e que causem prejuízos a outros caracterizam crime de incêndio previsto na legislação. “Se ocasionar danos a terceiros a pessoa pode pegar de dois a quatro anos de reclusão e ter que pagar multa. Nas áreas urbanas a multa varia de R$1200 a R$ 1400”, explicou.

As pessoas que souberem de queimadas e incêndios na área urbana podem denunciar à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais, via fone, pelo 3318-9010. No caso de eventos rurais a notificação deve ser feita à Polícia Militar Ambiental pelo 3314-4920.

O Primeira Notícia é o radiojornal da FM 104,7 que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 7 às 8h.

SIGA-NOS NO Google News