Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/06/2008 13:52

Queima controlada em MS deve ser proibida após o dia 1º

Fernanda Mathias - Campo Grande News

De 1º de julho a 30 de setembro a queima controlada deve ficar proibida em Mato Grosso do Sul. Pelo menos essa é a orientação do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) que foi repassada ao governo do Estado. Ainda não foi informado se o governo vai seguir a recomendação e adotar a proibição neste período.

Na segunda-feira foi publicada no Diário Oficial da União portaria do Ministério do Meio Ambiente que coloca Mato Grosso do Sul junto de outros estados em situação de emergência ambiental por conta das queimadas.

Segundo o coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, a situação do Estado ainda é confortável, foram detectados 89 focos de calor desde o começo do ano, mas o período crítico começa em julho.

Por isso, afirma, a portaria é importante para amparar eventuais necessidades de recursos e estrutura, caso as queimadas se proliferem no período de estiagem.

Uma possibilidade criada a partir da situação de emergência é de, se necessário, chamar brigadistas formados em anos anteriores para atuarem no Parque da Serra da Bodoquena. De agosto a janeiro 21 pessoas atuarão na área, da brigada formada este ano.

A queima controlada é bastante usada como forma de renovação de pastagem, embora seus efeitos sejam contestados. Quem desrespeitar o período de proibição fica sujeito à multa de R$ 1 mil por hectare, passando a R$ 1,5 mil/ha se o fogo atingir reserva florestal, além de estar prevista prisão de dois a quatro anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)