Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Queda no site foi ataque hacker, confirma Anatel

Midiamax - 26 de abril de 2016 - 11:30

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) confirmou na noite da última segunda-feira (25) que a queda do site da agência na quarta-feira (20) foi resultado de uma série de ataques hacker. O site da Anatel havia saído do ar na quinta e voltou a funcionar no início da tarde da sexta-feira (22).

A interrupção se deu após operação do coletivo hacker Anonymous, que criou campanha para ataques às principais operadoras do país, como forma de represália ao anúncio da adoção de franquias limitadas para pacotes de internet fixa.

Um grupo que se reivindica parte do Anonymous publicou na quinta-feira (20) um vídeo, no YouTube, onde declara “guerra contra as operadoras”.

“Este método é considerado por muitos de nós como uma forma de protesto, em outras palavras, é como se um monte de pessoas fossem em lojas das operadoras de telefones e impedindo o tráfego de pessoas nelas”, afirma o grupo em tutorial que inclui instruções de como efetuar o ataque, além de citar as ferramentas necessárias, que podem ser baixadas na internet.

Segundo texto publicado pela Anatel, o site da agência vem recebendo inúmeros ataques, que duram várias horas. “A maior parte dos IPs de origem são internacionais, provavelmente alguma botnet contratada para isso”, afirma a nota.

SIGA-NOS NO Google News