Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

09/10/2019 16:30

Queda no preço de alimentos e bebidas puxa deflação na Capital

Correio do Estado

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o oficial do país, registrou deflação de -0,04% em Campo Grande no mês de setembro. Dados foram divulgados hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, a Capital também registrou deflação de -0,21%.

No acumulado do ano, inflação oficial de Campo Grande é de 2,30% no ano e nos últimos 12 meses é de 2,77%.

A deflação de setembro foi influenciada principalmente pela queda -0,90 % nos preços dos alimentos e bebidas. Principais quedas foram nos valores da tubérculos, raízes e legumes (-12,69%); hortaliças e verduras (-6,28%) e carnes (-1,89%). Maior aumento foi de óleos e gorduras, de 2,86%.

Outros grupos de despesas que tiveram deflação foram artigos de residência (-0,17%), puxado pela queda nos preços de eletrodomésticos e equipamentos, e o grupo de comunicação, com deflação de -0,03%.

Os gastos com vestuário tiveram a maior alta de preços em setembro: 0,39%. O aumento foi influenciado pelas inflações de 4,36% das joias e bijuterias e de 1,48% nos calçados e acessórios.

Saúde e cuidados pessoais e despesas pessoais registraram o mesmo índice de inflação, de 0,37%, enquanto as despesas com habitação ficaram 0,17% mais caras.

A alta nos preços do transporte foi puxada, de 0,12%, foi influenciada pela inflaçãõ de combustíveis (0,37%) e veículos próprios (0,04%), que se sobrepuseram a baixa dos gastos com transporte público (-0,07%).

No grupo da educação os preços se mantiveram praticamente estáveis, com inflação de 0,01% no mês.

No Brasil, a inflação oficial fechou setembro no mesmo índice registrado em Campo Grande, de 0,04%. A taxa é menor que as inflações de 0,11% de agosto último e de 0,48% de setembro do ano passado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 16 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)