Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/03/2009 15:59

Queda acentuada do PIB surpreende setor exportador

Alna Gandra, ABr

Rio de Janeiro - Os exportadores brasileiros esperavam que houvesse queda do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre do ano passado, mas o percentual de retração (- 3,6%), registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surpreendeu. “Todos nós imaginávamos que ele ia cair, mas não tanto. A queda foi mais forte, infelizmente”, disse hoje (10) o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

O efeito sobre as exportações é pequeno, “porque elas têm vida própria”. O problema das exportações brasileiras é o mercado internacional, explicou Castro. No atual momento, o Brasil tem um preço competitivo e não enfrenta problemas de financiamento no mercado interno, embora o custo desse crédito seja mais caro.

“O maior problema hoje é exatamente a demanda externa, que está muito retraída e tem, infelizmente, perspectivas de piorar ainda mais”, assinalou ele.


Houve queda na demanda dos países desenvolvidos, mas, por enquanto, a demanda dos países em desenvolvimento ainda está sendo mantida. “Só que ela deve começar a piorar também nos países emergentes. Então, o nosso problema hoje é demanda externa, porque existe preço competitivo, uma vez que a taxa de câmbio é favorável, mas não há mercado”.

Em relação ao PIB, o vice-presidente da AEB estimou para 2009 um patamar de crescimento próximo de zero, “podendo ser meio ponto percentual a mais ou meio a menos. A base é 0%”, assinalou.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)