Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Últimas Notícias

25/07/2005 16:32

Quebra de sigilo apenas após depoimento, diz Delcídio

Jacqueline Lopes / Campo Grande News

O presidente da CPI, senador Delcidio Amaral (PT-MS), afirmou em entrevista à TV Senado que os parlamentares aprenderam uma lição: não pedir a abertura dos sigilos antes de ouvir os depoentes, já que, na condição de investigados - após a quebra - eles sempre recorrem à proteção do habeas corpus.
“Não se deve quebrar os sigilos antes de ouvir as pessoas”, ponderou.

A mulher e sócia do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, Renilda Maria Santiago, vai depor amanhã à CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios), segundo informações da Agência Senado. Souza está sendo acusado de operar o “mensalão” -

A exemplo do marido, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do ex-secretário-geral da legenda Sílvio Pereira, Renilda Santiago também entrou com pedido de habeas corpus preventivo no STF (Supremo Tribunal Federal). Até hoje cedo, o pedido ainda não tinha sido julgado, de acordo com informações da assessoria do STF.
O presidente do STF, ministro Nelson Jobim, deve analisar o pedido ainda nesta tarde.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), não há problema em que Renilda compareça à comissão protegida pelo recurso jurídico para depor à CPI.
“O habeas corpus não ensina a mentir, ela mente se preparada para a mentira. Eu não vejo motivos para ela mentir, já que certamente não é a responsável pela arquitetura desse plano de corrupção”, disse Dias, acrescentando imaginar que Renilda Santiago esteja “contrariada” e tenha "motivos de sobra para dizer verdades e trazer informações”.

Nesta semana, além do depoimento de Renilda, os parlamentares poderão fazer diligências a bancos e empresas em busca de documentos, com o apoio da Polícia Federal. Amaral também afirmou que providências mais duras, como mandado de busca e apreensão, poderão ser tomadas, caso persista a dificuldade de acesso da CPI aos documentos.
Os parlamentares também estão ansiosos pela chegada dos papéis apreendidos pela polícia em Belo Horizonte (MG), onde se encontra a lista de beneficiários dos saques realizados no Banco Rural. A documentação foi enviada ao STF.

Na quarta-feira, a CPI realizará reunião administrativa para discutir e votar novos requerimentos. No dia 2 de agosto ouvirá os responsáveis pelos maiores saques das contas do Banco Rural identificados até agora: a funcionária da SMPB Simone Vasconcelos e o policial civil de Minas Gerais David Rodrigues Alves.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP), em entrevista à TV Senado na manhã de segunda-feira (25), revelou que está trabalhando pela apreensão do veículo Land Rover do ex-secretário geral do PT Silvio Pereira. O carro foi presente de César Oliveira, dono da empresa GDK, que venceu licitações para a adaptação de plataforma da Petrobras.

O carro deve ser apreendido, já que é uma prova material clara da corrupção praticada por Silvio Pereira, avaliou o senador.

Tuma também criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o fim-de-semana, que acusou "as elites" de tentarem derrubá-lo:
“Não entendo qual elite quer derrubá-lo. É uma agressão inesperada”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Maio de 2019
Domingo, 19 de Maio de 2019
13:49
Costa Rica
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
05:03
Campeonato Brasileiro de Futebol
Sábado, 18 de Maio de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)