Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

10/04/2005 09:00

Quatro MPs têm prioridade de votação no Senado

Iolando Lourenço e Gabriela Guerreiro / ABr

A exemplo da Câmara, o Senado também começa a semana com a pauta de votações trancada por medidas provisórias (MPs). No total, quatro MP´s têm prioridade de votação entre os senadores. A primeira é a que autoriza tributação especial para os produtores e importadores de biodiesel. A MP tranca a pauta de votações do Senado há duas semanas. Ela tem como objetivo incentivar a produção de biodiesel no país com alíquotas reduzidas, uma vez que o produto serve como fonte alternativa de energia. O governo federal quer incentivar, sobretudo, a produção de biodiesel em regiões carentes do país dentro do Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel.

Depois de votar a MP do biodiesel, os senadores terão que apreciar a medida provisória 228/04 que regulamenta a garantia de acesso a informações sigilosas. A MP já foi aprovada pela Câmara e regulamenta o artigo 5º da Constituição Federal, com a determinação para que o sigilo de documentos públicos de interesse particular ou coletivo seja mantido nos casos em que for necessário garantir a segurança do Estado.

Os documentos poderão ser classificados de acordo com o grau de sigilo. Os que tiverem informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e imagem de pessoas poderão ser liberados por meio de certidão ou cópia, desde que essas informações sejam retiradas do texto. "O projeto pretende contribuir para a consolidação da democracia no Brasil, estabelecendo o mais amplo acesso possível aos documentos. Hoje integrando parte do passado, os documentos daquela época obscura devem ser abertos ao estudo científico e à mais ampla consulta", justifica o autor da matéria, deputado Ségio Miranda (PCdoB-MG).

Apesar de ter apenas quatro MP´s trancando a pauta de votações, o número pode chegar a 14 MP´s caso a Câmara vote as dez medidas provisórias que têm prioridade para ser apreciadas - o que poderá deixar a pauta de votações do Senado trancada por algumas semanas. Quando forem aprovadas na Câmara, as MP´s chegarão ao Senado já com prioridade para votação, uma vez que estavam também trancando a pauta de votações dos deputados. Entre as Medidas Provisórias que terão que ser apreciadas pelos senadores nas próximas semanas está a MP 232, que corrige em 10% a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Devido ao excesso de medidas provisórias, o deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF) - relator no Congresso da proposta que prevê mudanças no rito de tramitação das MP´s - vai se reunir na próxima semana com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente da Comissão Especial Mista que discute as modificações. O objetivo do deputado é apresentar a ACM o parecer preliminar sobre as alterações na tramitação das Medidas Provisórias. Segundo Sigmaringa, parte das modificações ocorrerá por emenda constitucional, enquanto o restante por mudanças no regimento interno da Câmara e do Senado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)