Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/04/2005 09:00

Quatro MPs têm prioridade de votação no Senado

Iolando Lourenço e Gabriela Guerreiro / ABr

A exemplo da Câmara, o Senado também começa a semana com a pauta de votações trancada por medidas provisórias (MPs). No total, quatro MP´s têm prioridade de votação entre os senadores. A primeira é a que autoriza tributação especial para os produtores e importadores de biodiesel. A MP tranca a pauta de votações do Senado há duas semanas. Ela tem como objetivo incentivar a produção de biodiesel no país com alíquotas reduzidas, uma vez que o produto serve como fonte alternativa de energia. O governo federal quer incentivar, sobretudo, a produção de biodiesel em regiões carentes do país dentro do Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel.

Depois de votar a MP do biodiesel, os senadores terão que apreciar a medida provisória 228/04 que regulamenta a garantia de acesso a informações sigilosas. A MP já foi aprovada pela Câmara e regulamenta o artigo 5º da Constituição Federal, com a determinação para que o sigilo de documentos públicos de interesse particular ou coletivo seja mantido nos casos em que for necessário garantir a segurança do Estado.

Os documentos poderão ser classificados de acordo com o grau de sigilo. Os que tiverem informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e imagem de pessoas poderão ser liberados por meio de certidão ou cópia, desde que essas informações sejam retiradas do texto. "O projeto pretende contribuir para a consolidação da democracia no Brasil, estabelecendo o mais amplo acesso possível aos documentos. Hoje integrando parte do passado, os documentos daquela época obscura devem ser abertos ao estudo científico e à mais ampla consulta", justifica o autor da matéria, deputado Ségio Miranda (PCdoB-MG).

Apesar de ter apenas quatro MP´s trancando a pauta de votações, o número pode chegar a 14 MP´s caso a Câmara vote as dez medidas provisórias que têm prioridade para ser apreciadas - o que poderá deixar a pauta de votações do Senado trancada por algumas semanas. Quando forem aprovadas na Câmara, as MP´s chegarão ao Senado já com prioridade para votação, uma vez que estavam também trancando a pauta de votações dos deputados. Entre as Medidas Provisórias que terão que ser apreciadas pelos senadores nas próximas semanas está a MP 232, que corrige em 10% a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Devido ao excesso de medidas provisórias, o deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF) - relator no Congresso da proposta que prevê mudanças no rito de tramitação das MP´s - vai se reunir na próxima semana com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente da Comissão Especial Mista que discute as modificações. O objetivo do deputado é apresentar a ACM o parecer preliminar sobre as alterações na tramitação das Medidas Provisórias. Segundo Sigmaringa, parte das modificações ocorrerá por emenda constitucional, enquanto o restante por mudanças no regimento interno da Câmara e do Senado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)