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20/06/2019 11:00

Quatro mitos sobre a perda de peso e o exercício

O Dr. Corneel Vandelanotte, pesquisador da Universidade de Queensland Central, que se dedica às áreas de saúde e atividade física, revela as quatro ideias sobre perda de peso e exercício que precisa desmistificar

Lifestyle

Fim de ano. Mometo em que muitos tentam, e outros falham, manter as resoluções de ano novo de emagrecer e praticar exercício físico.

Mas antes de baixar os braços sem perceber o porquê de não ver os resultados, o Dr. Corneel Vandelanotte, pesquisador da Universidade de Queensland Central, que se dedica às áreas de saúde e atividade física, revela as quatro ideias sobre perda de peso e exercício que precisa desmistificar:

Mito 1: Praticar exercício físico é a melhor forma para perder peso. Apesar de haver várias provas de que as pessoas conseguem perder peso ao serem apenas fisicamente ativas, esta é também uma das formas mais difíceis de o conseguir. Combinar uma dieta nutritiva e de baixas calorias com atividade física regular é, sem dúvida, a melhor forma para perder peso.

Mito 2: Não é possível ser gordo e ‘fit’. É possível ser metabolicamente saudável mesmo tendo excesso de peso, mas apenas se praticar exercício físico regularmente. Mas é claro que as pessoas que têm um peso dito ‘normal’ e se mantêm fisicamente ativas são mais saudáveis do que as pessoas com excesso de peso e ativas.

Mito 3: Sem sofrimento não há resultados. São inúmeras as pessoas que defendem que é preciso sofrer no treino e na dieta para poder perder peso. Praticar exercício físico de intensidade moderada não é doloroso e o fará alcançar os seus objetivos de perda de peso. O mesmo com a dieta, também não é preciso passar fome para conseguir emagrecer.

Mito 4: Só o treino de resistência contribui para a perda de peso. Os treinos de resistência ou de força lhe fazem bem por inúmeras razões. Mas se o seu principal objetivo é perder peso, é importante que realize treinos aeróbicos. Vários estudos já mostraram que são mais eficazes para a perda de peso do que os treinos de resistência e de força. Ainda assim, deve tentar combinar os vários tipos de treino durante o seu percurso para perder peso.

 

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