Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/11/2011 09:40

Quatro militares reféns há 12 anos são mortos pela Farc

Renata Giraldi/Agência Brasil

Em meio a linhas, agulhas e máquinas de costura, internos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC) – o Segurança Máxima da Capital – têm a missão de transformar pedaços de couros variados (incluindo os mais nobres como os de cobra e de jacaré), e materiais similares, em bolsas personalizadas, carteiras, porta-documentos, mochilas escolares, pastas para notebooks, sacolas térmicas, ecológicas, entre outros itens.

O trabalho, implantado há cerca de seis meses na unidade prisional, é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Ong Artabam, que oferece as máquinas, os materiais, capacita e remunera os internos, e fica responsável pela venda do que é confeccionado no presídio.

Os modelos variados incluem peças exclusivas, ao gosto do cliente. Conforme a presidente da Ong Artabam, Eronita Boeira, entre as bolsas mais pedidas estão as que são impressas fotografias das pessoas. “Algumas pedem também com material nobre, como o couro de jacaré e o de cobra, que acabam saindo mais em conta com a gente”, ressalta, lembrando que só utiliza material legalizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). “O de cobra, por exemplo, é couro de cobra Píton vindo da Indonésia”, informa.

As peças que não são feitas sob encomenda são vendidas principalmente na sede da Ong na Capital. Os produtos também são comercializados por representantes em cidades do interior. “Produzimos também bolsas para a loja ‘Grande Presença’, que comercializa produtos infantis em um shopping de Porto Alegre [RS]”, comenta.

A produção atende ainda instituições e empresas de Campo Grande. Há pouco tempo, 100 sacolas ecológicas foram produzidas para a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). “Estamos buscando parcerias com prefeituras para a fabricação de mochilas, ou mesmo com instituições, que geralmente encomendam pastas para computador. Estamos abertos a encomendas”, ressalta.

Segundo o diretor do presídio, João Bosco Correia, atualmente dez internos trabalham no setor, atuando desde o desenho e corte das peças à montagem e acabamento. Pelo trabalho, eles recebem remuneração e a cada três dias de serviços prestados, um é diminuído no total da pena a ser cumprida.

Para o diretor, o trabalho é muito importante para os reeducandos, no sentido de dar uma oportunidade de capacitação e perspectivas profissionais para quando deixarem a prisão. “Ainda contribui para a disciplina dentro do presídio, já que para trabalhar os internos têm que atender a alguns critérios, entre eles ter bom comportamento”, garante.

Serviço

A Ong Artabam está localizada na rua Cândido Mariano, 2373, na Capital. Os telefones para contato são: (67) 3044 – 1828 ou 8142-7869.

Keila Oliveira

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)