Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quatro coronéis são cotados para substituir Ivan na PM

Graciliano Rocha / Campo Grande News - 23 de junho de 2006 - 15:24

Ainda não há confirmação oficial da saída do coronel José Ivan de Almeida para disputar a eleição, mas é intensa a movimentação nos bastidores da decisão de quem deverá sucedê-lo no Comando-Geral da Polícia Militar. O assunto é tema de todas as rodas de conversa da oficialidade.

Há quatro coronéis cotados para o posto: o comandante do policiamento da Capital, José Próspero Loubet, o comandante da segurança institucional, Otoniel Freire, o comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental), Ademar Brites, e o subcomandante do policiamento da Capital, Sebastião de Oliveira Bueno.

Loubet tem alguns padrinhos fortes. É o preferido de Ivan de Almeida e é primo do deputado federal Vander Loubet – que é sobrinho do governador Zeca do PT. Embora não seja seu parente diretamente, Zeca teria resistências ao nome do coronel que teriam sido apresentadas quando o deputado Vander Loubet teria pedido a nomeação recentemente.

Uma outra manobra partiu do atual comandante. Circula nos quartéis uma portaria nomeando Loubet chefe do estado maior da PM. O cargo ficou vago em maio quando o coronel Jonas Domingos do Nascimento foi para a reserva depois de 30 anos de trabalho. A lógica da portaria é simples: o chefe do estado maior é o subcomandante da PM e deve substituir interinamente o comandante quando necessário. A portaria, entretanto, não foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O subcomandante do policiamento na Capital, o coronel Sebastião de Oliveira Bueno, é cotado por oficiais próximos do governador Zeca do PT porque seria uma alternativa. Pelas regras, como a escolha é prerrogativa do governador, a nomeação de um subcomandante de policiamento para o Comando-Geral não resultaria em ruptura hierárquica. O único pré-requisito neste caso é ter a patente de coronel.

Outro coronel muito próximo ao governador é Otoniel Freire. Responsável pela segurança das autoridades, Freire é um nome constantemente lembrado porque trabalha diretamente com Zeca na Governadoria. Neste caso, segundo o apurado pela reportagem, o próprio coronel acha a possibilidade bastante remota. O quarto nome que completa a lista é o do comandante da PMA, que seria o azarão do páreo.

SIGA-NOS NO Google News