Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/02/2009 10:57

Quatro cidades do MA retornam às urnas neste domingo

Portal Terra/ Eveline Lopes

Este domingo será de eleição para a escolha de prefeitos em quatro municípios no interior do Maranhão - Amarante do Maranhão, Bacabeira, Centro Novo do Maranhão e Vila Nova dos Martírios -, onde as urnas esperam os votos de 44,4 mil eleitores. A eleição suplementar será realizada porque os registros de candidatura dos vencedores em 5 de outubro foram cassados e os votos anulados, deixando o número de votos nulos superior a 50%, o que não é permitido pela Justiça Eleitoral.

Na maioria dos municípios o motivo da anulação é a não aprovação das contas dos políticos que concorreram. Somente em Centro Novo do Maranhão foi diferente. O vencedor da eleição neste município, Domício Gonçalves da Silva (PRB), foi considerado inelegível porque havia assumido a prefeitura seis meses antes das eleição de 2004, época em que ele era vice. Desta forma, Gonçalves iria exercer um terceiro mandato.

Em Amarante do Maranhão, cidade com 21.506 eleitores, Gildásio Chaves Ribeiro (PDT) obteve 56,1% dos votos válidos, mas teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) quando era prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.

O problema em Bacabeira foi com o candidato à vice da chapa vencedora, Martinho Castro Ferreira, que teve as contas desaprovadas em sua gestão à frente da Câmara Municipal. Para concorrer novamenta ao cargo neste domingo, José Venâncio Filho (DEM) trocou o vice por Delson Nicolau Serra (PSDB). Em outubro, Venâncio teve 69,91% dos votos válidos.

O vencedor em Vila Nova dos Martírios, João Moreira Pinto (PR), teve as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos exercícios financeiros de 1999 e 2004, período em que ele era prefeito.

Após a decisão de nulidade dos resultados de 5 de outubro começou todo o processo eleitoral. Foram realizadas novas convenções e os candidatos tiveram todo o mês de fevereiro para fazer campanha eleitoral que só foi encerrada 48 horas antes do início da votação.

Em Amarante do Maranhão e Centro Novo do Maranhão foi pedido o reforço de tropas federais para ajudar na segurança das eleições. Tropas do exército viajaram na sexta-feira e ficarão nos municípios até segunda-feira.

Mesmo assim, o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) aposta em um clima de paz. "Já mantive contato com todos os juízes para que nós tenhamos uma eleição como a sociedade espera, ou seja, com tranqüilidade", afirma o vice-presidente do TRE e corregedor eleitoral, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Apuração
Trabalharão durante o pleito, nos quatro municípios, 628 mesários. Serão usadas 216 urnas e a Justiça Eleitoral deixará ainda 20% deste total à disposição em cada município, caso haja algum problema.

Em Amarante do Maranhão, município que terá o maior número de eleitores neste domingo, haverá um link para transmissão de dados das seções mais distantes. Assim o TRE espera divulgar o resultado da votação o mais rápido possível. "A logística é praticamente a mesma da eleição passada. Locamos até um animal para fazer o transporte de urna, haja vista que a estrada não existe", complementa o vice-presidente do TRE.

Quem não votou na primeira eleição poderá exercer este direito neste domingo. "É uma nova eleição, pode votar mesmo quem faltou à primeira, porque aquela que ele votou foi nula", explica Figueiredo dos Anjos.

Posse
Após a divulgação do resultado da votação, a Justiça Eleitoral tem até o dia 6 de março para diplomar os vencedores. A posse será no próximo dia 9. Desde 1º de janeiro estes quatro municípios são administrados pelos presidentes das câmaras municipais.

O TRE já realizou eleição suplementar este ano no município maranhense de Joselândia. O pleito ocorreu de forma tranqüila em 25 de janeiro. A solicitação das tropas federais para as eleições suplementares é só uma garantia para quem já enfrentou grandes problemas na última.

Em 5 de outubro, a eleição foi anulada em Benedito Leite, quando manifestantes atearam fogo no colégio onde era realizada a apuração, por causa do cancelamento de títulos. O juiz da cidade precisou ser escoltado por policiais para deixar o município.

O vandalismo se repetiu em São Mateus, no dia seguinte à eleição, quando a prefeitura e o fórum locais foram depredados. Em Santa Luzia, a 280 Km da capital, no dia da posse, em 1º de janeiro, o fórum, a prefeitura e câmara municipal foram queimados.

Veja quem concorre neste domingo:

Amarante do Maranhão
Miguel Marconi Duaikibe Gomes (PHS)
Adriana Luriko Kamada Ribeiro (PV)

Bacabeira
José Venâncio Corrêa Filho (DEM)
Olga Maria dos Santos Calvet (PV)

Centro Novo do Maranhão
Arnóbio Rodrigues dos Santos (PDT)
Pedro Teixeira Vieira (PMDB)

Vila Nova dos Martírios
Wellington de Sousa Pinto (PR)
Edival Batista da Cruz (PSDB)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)