Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/12/2006 15:01

Quatro casos de ferrugem confirmados no Estado

O clima favorável, chuvoso e com temperaturas amenas, favoreceu o surgimento dos três primeiros casos de ferrugem asiática da soja na região sul e um caso no nordeste do Estado. Os diagnósticos foram feitos pelo Laboratório de Fitopatologia do Núcleo de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O Consórcio Anti-ferrugem, sediado em Londrina (PR), registrou até a sexta-feira passada quatro focos da doença no Estado, sendo apenas uma na região nordeste. A primeira ocorrência foi no dia 16 de novembro numa lavoura comercial em Laguna Carapã, plantada com a variedade CD 202; o surgimento da doença foi favorecida pelas temperaturas amenas.

O segundo caso de ferrugem ocorreu no dia 20, em Aral Moreira, num plantio cultivado com a variedade VMax, devido ao clima chuvoso. O último registro do fungo foi no município de Antônio João no dia 23, numa unidade de alerta, plantada também com a variedade VMax.

A engenheira agrônoma Donita Andrade, responsável pelo laboratório da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, nordeste do Estado, confirmou o primeiro foco da doença no município de Chapadão do Sul (o quarto foco no Estado), em amostra proveniente da Fazenda São Caetano. Trata-se de soja da variedade Msoy 6101, na fase R3/R4 de desenvolvimento.

Segundo a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, de Londrina, este ano as chuvas favoreceram o plantio das lavouras mais cedo e houve um aumento no plantio de variedades precoces. "A partir de agora, o número de relatos tende a ser crescente, uma vez que a doença ocorre com maior frequência a partir do florescimento".

Cuidados

Produtores e técnicos devem redobrar a atenção ao monitoramento semanal em busca dos sintomas iniciais da doença. Quando mais cedo o controle, maior a sua eficiência. O principal dano ocasionado por essa doença é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade, segundo a Embrapa Soja.

O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação após a constatação dos sintomas iniciais, da resistência, tolerância e do ciclo da cultivar utilizada.

A decisão sobre o momento de aplicação do fungicida deve ser técnica, levando em conta os fatores necessários para o aparecimento da ferrugem (presença do fungo na região, idade das plantas e condição climática favorável), a logística de aplicação (disponibilidade de equipamentos e tamanho da propriedade), a presença de outras doenças e o custo do controle.

O atraso na aplicação, após constatados os sintomas iniciais, pode acarretar redução do rendimento da soja, caso as condições climáticas favoreçam o progresso da doença. O número e a necessidade de reaplicações vai ser determinado pelo estágio em que for identificada a doença na lavoura e pelo período residual dos produtos.



Cícero Farias - Correio do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)