Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quatorze partidos fazem convenção até o dia 30

Patricia Landim/ABr - 16 de junho de 2006 - 18:54

O PSDB foi o primeiro dos 17 partidos com representação no Congresso a realizar convenção nacional. No domingo (11), em Belo Horizonte (MG), o partido confirmou a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como candidato oficial do partido à Presidência da República.

As próximas convenções nacionais, do PDT e do PPS, estão marcadas para o dia 19, ambas no Rio de Janeiro. Já a convenção nacional do PFL, que oficializa a coligação com o PSDB e a indicação do senador José Jorge para vice na chapa de Geraldo Alckmin, deve acontecer no dia 21 em Brasília.

O Psol e o PT marcaram suas convenções nacionais para o dia 24, este em Brasília e aquele em Serra da Barriga – União dos Palmares (AL). Na capital federal também ocorrerão as convenções do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no dia 28, e a do PCdoB, no dia 29.

O Partido Verde fará sua convenção nacional no dia 29, em Curitiba, e o Partido Social Cristão (PSC), no Rio de Janeiro, dia 30.

PL, PTB, Prona, PTC e PRB ainda não divulgaram as datas de suas convenções nacionais. Já o PMDB e o PP anunciaram que não vão realizar convenção nacional. O PMDB chegou à decisão de não realizar convenção nacional em uma reunião da sua Executiva, na última segunda-feira (12). Apesar disso, ainda pode haver disputa em torno do evento. No mesmo dia da reunião, o deputado Eduardo Cunha (RJ) disse que iria à Justiça para garantir a realização da convenção caso o edital de convocação do evento não fosse publicado até quarta (14) - e não houve publicação.

Nas convenções, os partidos escolhem seus candidatos e definem as alianças políticas que farão com outras legendas. Neste ano, vão ser eleitos o presidente da República e seu vice e 27 senadores (um terço do total), além dos deputados federais e estaduais e os governadores e seus vices nos 26 estados e no Distrito Federal. O primeiro turno das eleições gerais de 2006 será realizado em 1º de outubro, e o segundo, no dia 29 do mesmo mês.

SIGA-NOS NO Google News