Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2008 15:50

Quase um sexto dos deputados e senadores são candidatos

Iolando Lourenço/ABr

Brasília - Quase um sexto dos deputados federais e dos senadores disputam as eleições municipais para prefeitos e vices em outubro próximo, diretamente. Os outros cinco sextos disputam de forma indireta, já que vão trabalhar nas campanhas para elegerem os candidatos de suas preferências. Isso porque daqui a dois anos haverá eleição para a Câmara e para o Senado e apoio dos prefeitos aos candidatos a deputados federais e senadores é considerado “muito importante”.

Pelos últimos levantamentos, 87 parlamentares, entre deputados e senadores, disputam as eleições de outubro. São 84 deputados na disputa e três senadores. Da bancada feminina na Câmara, que é composta de 46 deputadas, 14 delas vão disputar as eleições municipais. O PT, que é o segundo maior partido da Câmara, com 79 deputados, tem 17 disputando as eleições de outubro. O PMDB, que tem a maior bancada na Câmara, com 94 deputados, tem 12 candidatos.

O Democratas, que tem uma bancada na Câmara de 52 deputados, tem nove candidatos nas eleições municipais. O Partido da República (PR) disputa o pleito com sete candidatos. O PSDB com seis deputados. Com cinco deputados disputam as eleições o Partido Progressista (PP), o PCdoB e o PDT. Com quatro o PSB e o PV. Os três deputados que integram a bancada do Psol no Congresso Nacional estão disputando as eleições de outubro, em São Paulo (Ivan Valente); Rio de Janeiro (Chico Alencar) e Porto Alegre (Luciana Genro).

O PTB, o PPS e o PSC tem dois deputados candidatos cada um; o PMN e o PRB tem um deputado candidato. O PRB tem também um senador, que é candidato à prefeitura do Rio de Janeiro (Marcelo Crivela). O PDT também tem um candidato senador que vai disputar a prefeitura de Fortaleza (Patricia Sabóia). O PMDB disputa a prefeitura de Santana (AP) com o suplente de senador no exercício do mandato, Geovani Borges.

Em relação à bancada feminina na Câmara, que é composta de 46 deputadas, 14 delas são candidatas nas eleições municipais, sendo 13 a prefeitas e uma a vice-prefeita. Em Porto Alegre (RS), quatro deputados federais disputam a prefeitura da capital gaucha, sendo três, mulheres - Manuela D'Ávila (PcdoB), Maria do Rosário (PT) e Luciana Genro (Psol) - e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM).

Os deputados estarão disputando eleições nas principais cidades de seus respectivos estados. Há deputados e senadores disputando as prefeituras de 20 capitais. São Luiz (MA) tem cinco deputados candidatos, Porto Alegre e Rio de Janeiro tem quatro, só que no Rio tem também o senador Crivela e, com isso, são cinco congressistas disputando a prefeitura da segunda maior cidade do Brasil.

Os parlamentares candidatos não precisam de licença ou desincompatibilização do mandato para disputar eleições, mas a candidata à prefeitura de Macapá, deputada Fátima Pelaes (PMDB), já se licenciou do cargo para dedicar-se apenas à campanha. Os demais parlamentares candidatos têm a obrigação de dividir os meses de agosto e setembro com a campanha em seus municípios e com as atividades do Congresso Nacional nestes dois meses.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)