Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

13/07/2008 15:50

Quase um sexto dos deputados e senadores são candidatos

Iolando Lourenço/ABr

Brasília - Quase um sexto dos deputados federais e dos senadores disputam as eleições municipais para prefeitos e vices em outubro próximo, diretamente. Os outros cinco sextos disputam de forma indireta, já que vão trabalhar nas campanhas para elegerem os candidatos de suas preferências. Isso porque daqui a dois anos haverá eleição para a Câmara e para o Senado e apoio dos prefeitos aos candidatos a deputados federais e senadores é considerado “muito importante”.

Pelos últimos levantamentos, 87 parlamentares, entre deputados e senadores, disputam as eleições de outubro. São 84 deputados na disputa e três senadores. Da bancada feminina na Câmara, que é composta de 46 deputadas, 14 delas vão disputar as eleições municipais. O PT, que é o segundo maior partido da Câmara, com 79 deputados, tem 17 disputando as eleições de outubro. O PMDB, que tem a maior bancada na Câmara, com 94 deputados, tem 12 candidatos.

O Democratas, que tem uma bancada na Câmara de 52 deputados, tem nove candidatos nas eleições municipais. O Partido da República (PR) disputa o pleito com sete candidatos. O PSDB com seis deputados. Com cinco deputados disputam as eleições o Partido Progressista (PP), o PCdoB e o PDT. Com quatro o PSB e o PV. Os três deputados que integram a bancada do Psol no Congresso Nacional estão disputando as eleições de outubro, em São Paulo (Ivan Valente); Rio de Janeiro (Chico Alencar) e Porto Alegre (Luciana Genro).

O PTB, o PPS e o PSC tem dois deputados candidatos cada um; o PMN e o PRB tem um deputado candidato. O PRB tem também um senador, que é candidato à prefeitura do Rio de Janeiro (Marcelo Crivela). O PDT também tem um candidato senador que vai disputar a prefeitura de Fortaleza (Patricia Sabóia). O PMDB disputa a prefeitura de Santana (AP) com o suplente de senador no exercício do mandato, Geovani Borges.

Em relação à bancada feminina na Câmara, que é composta de 46 deputadas, 14 delas são candidatas nas eleições municipais, sendo 13 a prefeitas e uma a vice-prefeita. Em Porto Alegre (RS), quatro deputados federais disputam a prefeitura da capital gaucha, sendo três, mulheres - Manuela D'Ávila (PcdoB), Maria do Rosário (PT) e Luciana Genro (Psol) - e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM).

Os deputados estarão disputando eleições nas principais cidades de seus respectivos estados. Há deputados e senadores disputando as prefeituras de 20 capitais. São Luiz (MA) tem cinco deputados candidatos, Porto Alegre e Rio de Janeiro tem quatro, só que no Rio tem também o senador Crivela e, com isso, são cinco congressistas disputando a prefeitura da segunda maior cidade do Brasil.

Os parlamentares candidatos não precisam de licença ou desincompatibilização do mandato para disputar eleições, mas a candidata à prefeitura de Macapá, deputada Fátima Pelaes (PMDB), já se licenciou do cargo para dedicar-se apenas à campanha. Os demais parlamentares candidatos têm a obrigação de dividir os meses de agosto e setembro com a campanha em seus municípios e com as atividades do Congresso Nacional nestes dois meses.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)