Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2015 12:38

Quase metade dos servidores municipais afastados são da Saúde

Campo Grande News

Levantamento do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) aponta que 45,96% servidores efetivos afastados por problemas de saúde, até janeiro deste ano, são lotados na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O setor tem 235 pessoas de atestado de um total de 547 em todos os órgãos. Para reduzir o índice, o Instituto fará um estudo para readaptar ou aposentar pessoas longe das atividades há mais tempo.

Atualmente, segundo a prefeitura, a Capital tem 16.508 concursados atuando nas repartições públicas. Isso significa que 3,31% estavam afastados até o último dia 31. Apesar de baixo, o número é visto com seriedade pela diretora do IMPCG, Lillian Maria Maksoud Gonçalves. “O atendimento ao público acaba prejudicado”, afirma.

Estudo mais aprofundado sobre a situação está sendo feito para descobrir qual problema ou doença motiva mais afastamentos na cidade. “Mas eu já posso adiantar que doenças osteoarticulares e psiquiátricas são os maiores motivos”, explica Lillian.

Por hora, apenas o ranking das pastas foi divulgado. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) tem o segundo maior índice, concentrando 158 servidores longe das atividades, que corresponde a 29,07 do total.

Higina Maria Braga, 56 anos, é professora concursada e chegou a ficar de atestado por um ano e meio em função de problemas de estresse e depressão. “Engloba tudo. Vai desde assuntos familiares até do trabalho. Alguns alunos não estão com vontade de fazer as atividades, não querem estudar mais, não querem ir para a escola, querem ir embora mais cedo, mas têm que ter uma nota. E não pode simplesmente ir passando, ele tem que seguir adiante sabendo os conteúdos. Nós tínhamos que criar estratégias para que esse aluno conseguisse fazer alguma coisa para ele ter essa nota. Isso gera um desgaste muito grande”, relata.

Ficar em casa, longe do ambiente de trabalho, no entanto, não foi a solução para o problema. Hoje, ela voltou para a escola, mas está longe da sala de aula. Foi readaptada e trabalha na biblioteca. “É bem mais tranqüilo e dá para desenvolver um trabalho muito bom. Eu não quero mais ficar de licença. Para mim, licença significa doença”, diz.

Lillian diz que no mais tardar a partir de abril a situação de servidores com problemas semelhantes aos que Higina teve será analisada. “A readaptação tem que ser em atividade compatível, de preferência, dentro da mesma secretaria a qual o servidor é lotado”, explica.

Confira o número de servidores afastados

Sesau - 235 (42,96%)

Semed - 159 (29,07%)

Agesau - 97 (17,73%)

Segov - 19 (3,47%)

Agetran - 7 (1,28%)

SAS - 7 (1,28%)

Semad - 7 (1,28%)

Semadur - 6 (1,10%)

IMPCG - 3 (0,55%)

Funsat - 2 (0,37%)

Seplanfic - 2 (0,37%)

PGM - 1 (0,18%)

Sedesc - 1 (0,18%)

Semre - 1 (0,18%)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)