Cassilândia, Domingo, 23 de Julho de 2017

Últimas Notícias

27/10/2007 08:53

Quase metade dos municípios concedeu incentivos fiscais

Irene Lôbo/ABr

Brasília - Do total de municípios brasileiros (5.562), quase metade (49,4%) concedeu à iniciativa privada algum tipo de incentivo fiscal ou não-fiscal em 2006. A medida é adotada para atrair a instalação de empreendimentos para os municípios, abrindo oportunidades de emprego e renda.

De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), divulgada hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os incentivos mais comuns foram a cessão de terrenos, o que ocorreu em 1.236 municípios, e a doação de terrenos, feita por 1.204 municípios.

Na opinião da estatística Ana Maria Nogales, professora da Universidade de Brasília (UnB), a “guerra” entre os municípios pela concessão de incentivos fiscais leva a uma perda para a sociedade como um todo. Ela propõe um acordo entre os municípios para ver o que é melhor para o país nessa questão.


“Eu acho que tem que ter um acordo entre todos os municípios e ver o que é melhor para o conjunto de municípios, e não só para os municípios isolados. Como a gente pode pensar numa questão não só local mas para o país como um todo”, afirma.

Os tipos de incentivos mais concedidos foram: isenção de Imposto sobre Serviços (ISS), em 764 municípios; isenção parcial de Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), em 747 municípios; isenção de taxas, em 729 municípios e isenção total de IPTU, em 722 municípios.


As Regiões que mais concederam incentivos para empresas foram a Sul e a Sudeste.

Segundo a pesquisa, a maioria dos municípios brasileiros arrecada o IPTU (93,4%), ou 5.196 cidades. Nos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes, o número de municípios que arrecada o IPTU sobre para 99% e atinge a totalidade nos municípios com mais de 100 mil habitantes.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 21 de Julho de 2017
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
Quinta, 20 de Julho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)