Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quase metade dos brasileiros não faz exame de próstata

Folha Online - 02 de novembro de 2012 - 06:45

Um estudo realizado pelo Ibope, a pedido da companhia farmacêutica Janssen, constatou que 42% dos homens acima de 40 anos nunca realizou exame de próstata. Foram entrevistados 643 homens com essa idade em fevereiro deste ano.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Entre os que nunca fizeram o teste, 28% declararam acreditar que estão saudáveis e por isso não fizeram a avaliação médica. A falta de tempo foi apontada por 23% deles. Não ter recomendação médica foi o motivo para 19% dos homens, enquanto 18% admitem ter medo ou vergonha de realizar o exame.

\"O brasileiro se acha um super-homem. Para reverter isso, é importante transmitir informações aos meninos desde os primeiros anos da escola, da mesma forma que é feito com as meninas, que começam a ir ao ginecologista desde cedo\", afirma o urologista Joaquim Claro, médico-chefe do Centro de Saúde do Homem, em São Paulo.

MULHERES

O estudo também levou em conta a participação das mulheres na decisão de seus maridos em realizar o exame de próstata.

Das mulheres entrevistadas, 70% já haviam pedido que seus parceiros fizessem o teste.

\"A mulher tem um papel fundamental, principalmente porque ela já está acostumada a fazer seu exame preventivo. Por isso ela acaba tendo a função de ensinar o marido a se cuidar\", afirma o oncologista clínico André Sasse, diretor técnico do Instituto do Radium de Campinas.

Segundo 53% das mulheres cujos parceiros não realizaram o exame, o grande motivo para não terem feito a avaliação é o medo ou a vergonha. Para 13% das mulheres, eles não realizam o exame por receio de que isso afete sua \"masculinidade\".

Foram entrevistadas 367 mulheres casadas e com mais de 40 anos. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

SIGA-NOS NO Google News