Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/11/2012 06:45

Quase metade dos brasileiros não faz exame de próstata

Folha Online

Um estudo realizado pelo Ibope, a pedido da companhia farmacêutica Janssen, constatou que 42% dos homens acima de 40 anos nunca realizou exame de próstata. Foram entrevistados 643 homens com essa idade em fevereiro deste ano.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Entre os que nunca fizeram o teste, 28% declararam acreditar que estão saudáveis e por isso não fizeram a avaliação médica. A falta de tempo foi apontada por 23% deles. Não ter recomendação médica foi o motivo para 19% dos homens, enquanto 18% admitem ter medo ou vergonha de realizar o exame.

\"O brasileiro se acha um super-homem. Para reverter isso, é importante transmitir informações aos meninos desde os primeiros anos da escola, da mesma forma que é feito com as meninas, que começam a ir ao ginecologista desde cedo\", afirma o urologista Joaquim Claro, médico-chefe do Centro de Saúde do Homem, em São Paulo.

MULHERES

O estudo também levou em conta a participação das mulheres na decisão de seus maridos em realizar o exame de próstata.

Das mulheres entrevistadas, 70% já haviam pedido que seus parceiros fizessem o teste.

\"A mulher tem um papel fundamental, principalmente porque ela já está acostumada a fazer seu exame preventivo. Por isso ela acaba tendo a função de ensinar o marido a se cuidar\", afirma o oncologista clínico André Sasse, diretor técnico do Instituto do Radium de Campinas.

Segundo 53% das mulheres cujos parceiros não realizaram o exame, o grande motivo para não terem feito a avaliação é o medo ou a vergonha. Para 13% das mulheres, eles não realizam o exame por receio de que isso afete sua \"masculinidade\".

Foram entrevistadas 367 mulheres casadas e com mais de 40 anos. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)