Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quase 80% dos professores não se sentem valorizados

Agência do Rádio - 05 de novembro de 2007 - 07:50

O estudo "As emoções e os valores dos professores brasileiros" revela que, apesar de se sentirem desvalorizados, os educadores do País acreditam em um futuro melhor para a profissão. O questionário foi enviado para escolas públicas e particulares de sete estados sob a coordenação da pesquisadora Tereza Perez, do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. A pesquisa obteve 3.584 respostas, de forma anônima, e evidencia o que muitos professores sentem: quase 80% acreditam que não são valorizados pela sociedade brasileira. Tereza Perez explica que, apesar disso, a maioria trabalha com disposição.

"Acho que são várias idéias que já estão arraigadas: que o professor é cansado, desanimado, que não tem interesse por nada. O intuito era ouvir a voz do professor. A pesquisa mostra o contrário: mostra um professor que está otimista, que está animado, que está disposto, na maioria. Lógico que tem uns que não estão dessa maneira, mas não é a totalidade do professorado que é cansado, desanimado e triste."

De acordo com a pesquisadora, os professores brasileiros, principalmente os da escola pública, se queixam das condições de trabalho e gostariam de ter oportunidades de continuar estudando.O questionário também mostrou que 31,6% dos professores consideram o ensino como "atividade ligada aos valores e à moral" e apenas 8,6% o consideram como "trabalho".

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News