Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quase 17 milhões de trabalhadoras sem INSS

Agência Brasil - 08 de março de 2004 - 11:24

Apesar da crescente participação da mulher no mercado de trabalho, muitas ainda estão excluídas da cobertura da Previdência Social. De acordo com levantamento da Secretaria de Previdência Social (SPS), baseado no censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2001, dos 40,7 milhões de trabalhadores sem previdência, 16,8 milhões são mulheres.

Essas mulheres não possuem acesso a uma rede de proteção social que assegura a reposição da renda quando ocorre a perda da capacidade de trabalho, não apenas na velhice, mas ao longo de toda a vida, seja por doença ou no período pós-parto.

Neste ano, o Programa de Educação Previdenciária (PEP) e seus 102 comitês espalhados por todo o país escolheram como um dos focos principais os trabalhadores domésticos, que representam 18,4% dos trabalhadores brasileiros. Destes, apenas 4,7% têm carteira assinada. As mulheres representam 13,1% dos empregados domésticos sem carteira assinada.

A Previdência Social não chega a 30% das mulheres que trabalham em lares. “A situação é crítica nessa categoria de trabalhador. Por isso, 2004 terá um foco especial para o trabalhador doméstico”, informou a coordenadora nacional do Programa de Educação Previdenciária, Tereza Ouro. Segundo ela, várias atividades acontecerão nos estados, como seminários, palestras e exposições, a fim de que as mulheres passem a conhecer os benefícios a que têm direito.

As informações são do Ministério da Previdência Social

SIGA-NOS NO Google News