Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/04/2006 06:18

Quase 100% declararam o IR pela internet

Lourenço Melo/ABr

A Secretaria da Receita Federal recebeu 21.610.796 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano-base 2005, com o registro no sistema, depois das 20 horas, de declarações que estavam paradas na internet por congestionamento na rede. Somadas às cerca de 400 mil declarações entregues nos correios em formulários de papel, serão 22.010.796 declarações.

Em entrevista coletiva, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, defendeu a apresentação de declarações por via eletrônica. "Ela melhora a administração tributária, beneficiando o próprio contribuinte, além de reduzir custos para o governo", disse.

Neste ano, segundo ele, 98,2% das entregas foram feitas pela internet - pelo programa da receita ou por meio de disquetes entregues em bancos e postos da secretaria. No ano passado, as declarações via eletrônica significaram 97,8% do total. A previsão de Rachid é que, no ano que vem, o índice aumente, aproximando-se dos 100%.

Segundo ele, a maior agilidade no processamento das declarações também facilita a antecipação das restituições. A expectativa é que o primeiro dos sete lotes de restituição seja liberado no dia 15 de junho. Contribuintes que apresentaram declaração no início do prazo (que começou em 1º de março) e os maiores de 65 anos (em torno de 900 mil) terão prioridade na restituição.

Ontem (27), a receita registrou recorde na média de remessas por hora pela internet, com a marca de 197.903 declarações; a média de hoje ficou em 133.624. Mas, de acordo com o secretário, a tendência de apresentar as declarações no último dia mudou. "Agora as pessoas estão correndo mais para entregar na véspera", disse.

Neste ano, 4.651 contribuintes apresentaram as declarações na internet com certificação digital, a maioria, empresas. Rachid explicou que essa alternativa garante facilidades de acesso do contribuinte ao sistema, na medida em que ele pode acompanhar todo o processamento da declaração.

O sistema da Receita Federal estará fechado até às 8 horas de terça-feira (2). A partir daí, os retardatários poderão encaminhar normalmente a declaração do imposto pela internet. Eles vão receber uma notificação da multa pelo atraso, cujo valor mínimo é R$ 165,74 e o máximo está limitado a 20% do valor do imposto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)