Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/05/2010 10:05

Quanto o frigorífico obtém de receita com a venda do boi?

Maria Gabriela Tonini, médica veterinária

Respondendo à dúvida de um dos nossos leitores, vamos esclarecer como é composta a receita do frigorífico com a venda dos itens que compõem um boi gordo.

Depois de passar pelo processo industrial, o boi gordo é “desmontado” e toda a sua carne, miúdos, derivados e subprodutos são comercializados pelo frigorífico.

As indústrias que fazem desossa vendem os cortes da carne (alcatra, patinho, costela, etc.) além dos miúdos, subprodutos e derivados. Já frigoríficos que não realizam a desossa comercializam a carne em carcaça (traseiro, dianteiro e ponta de agulha – com osso), além dos miúdos e outros derivados do boi gordo.

Fora a carne, os derivados e subprodutos comercializados são: couro, sebo, miúdos (bucho, fígado, pulmão, rabo, língua, coração, baço, rins, testículos, miolo, intestino e garganta), derivados (óleo de mocotó, tendão, medula, cascos e chifres, mucosa de abomaso, pêlos e crinas, bile e cálculo biliar) e subprodutos (graxaria, farinha de carne, farinha de osso e farinha de sangue).

A Scot Consultoria acompanha rotineiramente a receita das indústrias com a venda de todos estes produtos derivados de um boi gordo. São os equivalentes.

Equivalente Scot Carcaça: indicador da receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne com osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. Representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que não comercializa carne desossada.

Equivalente Scot Desossa: indicador da receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne sem osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. É o índice que representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que realiza a desossa.

Os Equivalentes são calculados com base em preços públicos, mediante o levantamento de mercado da Scot Consultoria. A praça adotada como referência é São Paulo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)