Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/01/2010 16:22

Quando houver extravio de documentos, avise SPC e SERASA

Procon MS

Os casos de extravios e perdas de documentos aumentam a cada ano. Segundo dados da Delegacia Virtual da Polícia Civil, em 2009 foram 12.588 registros de extravio, em sua maioria (80%) de documentos. Para evitar transtornos, é preciso ser ágil. Após registrar o boletim de ocorrência, é orientado para que seja avisado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa sobre o extravio. Com o aviso, o documento é marcado com alerta de fraude, que serve para que qualquer empresa que confira o crédito da vítima saiba que a informação foi roubada.

Escrever “Solicitar RG” no verso de cartões e colocar telefone comercial ao invés do residencial no verso de cheques são outras orientações passadas pela Delegacia Virtual para evitar extorsão no uso destas formas de pagamento. Outra dica é tirar cópia de ambos os lados de todos os documentos que carrega, para saber o que havia em mãos no caso de ser extraviado.

Um dos golpes praticados pelos criminosos no caso da carteira de identidade furtada, por exemplo, é a alteração da foto original. “Eles retiram o plástico do documento e colocam uma nova foto, assim podem abrir contas em outros bancos e até fazer empréstimo com o nome da vítima”, cita Michel Neves, investigador de polícia.

Além desta prática, os criminosos podem utilizar nomes de terceiros para lavagem de dinheiro e abertura de empresas, o que traz prejuízos financeiros e até responsabilização por crimes, como a sonegação fiscal, para a pessoa que “cedeu” o nome ou teve sua documentação usada para essa finalidade.

Há dois anos, foram 4.612 registros de extravio; em 2007, a Delegacia Virtual recebeu 4.991 BOs deste caso. O BO não retira a responsabilidade de se retirar novos documentos. E o registro pode ser feito em qualquer delegacia ou pela internet em http://devir.pc.ms.gov.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)