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Quando houver extravio de documentos, avise SPC e SERASA
Os casos de extravios e perdas de documentos aumentam a cada ano. Segundo dados da Delegacia Virtual da Polícia Civil, em 2009 foram 12.588 registros de extravio, em sua maioria (80%) de documentos. Para evitar transtornos, é preciso ser ágil. Após registrar o boletim de ocorrência, é orientado para que seja avisado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa sobre o extravio. Com o aviso, o documento é marcado com alerta de fraude, que serve para que qualquer empresa que confira o crédito da vítima saiba que a informação foi roubada.
Escrever Solicitar RG no verso de cartões e colocar telefone comercial ao invés do residencial no verso de cheques são outras orientações passadas pela Delegacia Virtual para evitar extorsão no uso destas formas de pagamento. Outra dica é tirar cópia de ambos os lados de todos os documentos que carrega, para saber o que havia em mãos no caso de ser extraviado.
Um dos golpes praticados pelos criminosos no caso da carteira de identidade furtada, por exemplo, é a alteração da foto original. Eles retiram o plástico do documento e colocam uma nova foto, assim podem abrir contas em outros bancos e até fazer empréstimo com o nome da vítima, cita Michel Neves, investigador de polícia.
Além desta prática, os criminosos podem utilizar nomes de terceiros para lavagem de dinheiro e abertura de empresas, o que traz prejuízos financeiros e até responsabilização por crimes, como a sonegação fiscal, para a pessoa que cedeu o nome ou teve sua documentação usada para essa finalidade.
Há dois anos, foram 4.612 registros de extravio; em 2007, a Delegacia Virtual recebeu 4.991 BOs deste caso. O BO não retira a responsabilidade de se retirar novos documentos. E o registro pode ser feito em qualquer delegacia ou pela internet em http://devir.pc.ms.gov.br