Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/06/2008 08:08

Quando bebidas alcoólicas caracterizam a dependência ?

Agência do Rádio

Qual é o limite que separa o uso recreativo de bebidas alcoólicas do uso patológico, caracterizado pela dependência? Nem sempre isso fica muito claro. O álcool, nos dias de hoje, está completamente incorporado às mais diversas situações, e para quem gosta da bebida, toda ocasião é pretexto para mais uma dose. Dessa forma, é difícil identificar se o excesso de bebida é apenas conseqüência dos eventos sociais ou responde a uma ânsia do organismo pelo álcool. O coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel, cita quais são os principais sintomas que indicam a dependência.


"A dependência é caracterizada pela necessidade incoercível, mais forte do que a pessoa, de usar a bebida todos os dias. É também caracterizada por um fenômeno que nós chamamos de tolerância, que significa que ele precisa sempre beber doses maiores, ele sente necessidade de beber doses maiores de bebida. E em terceiro lugar, o mais importante para caracterizar o quadro de dependência, é o que nós chamamos de síndrome de abstinência, isto é, o paciente passa por problemas clínicos, muitas vezes graves, quando não bebe."

O coordenador da Saúde Mental, Álcool e Drogas ressalta que o álcool em si não é uma coisa positiva nem negativa, mas o importante é o uso que se faz dele.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)