Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/06/2008 08:08

Quando bebidas alcoólicas caracterizam a dependência ?

Agência do Rádio

Qual é o limite que separa o uso recreativo de bebidas alcoólicas do uso patológico, caracterizado pela dependência? Nem sempre isso fica muito claro. O álcool, nos dias de hoje, está completamente incorporado às mais diversas situações, e para quem gosta da bebida, toda ocasião é pretexto para mais uma dose. Dessa forma, é difícil identificar se o excesso de bebida é apenas conseqüência dos eventos sociais ou responde a uma ânsia do organismo pelo álcool. O coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel, cita quais são os principais sintomas que indicam a dependência.


"A dependência é caracterizada pela necessidade incoercível, mais forte do que a pessoa, de usar a bebida todos os dias. É também caracterizada por um fenômeno que nós chamamos de tolerância, que significa que ele precisa sempre beber doses maiores, ele sente necessidade de beber doses maiores de bebida. E em terceiro lugar, o mais importante para caracterizar o quadro de dependência, é o que nós chamamos de síndrome de abstinência, isto é, o paciente passa por problemas clínicos, muitas vezes graves, quando não bebe."

O coordenador da Saúde Mental, Álcool e Drogas ressalta que o álcool em si não é uma coisa positiva nem negativa, mas o importante é o uso que se faz dele.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)