Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/01/2006 07:34

Qualificação pode reverter taxa de desemprego no campo

Juliana Turatti

Mato Grosso do Sul é um Estado voltado para o setor agropecuário e desenvolveu-se em grande parte por causa disso. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) os números comprovam que o ano de 2005 houve alta taxa de desemprego no campo. O foco da febre aftosa que apareceu em outubro do ano passado contribuiu para a queda de 5.427 vagas, o que registra um saldo negativo para o Estado. Deste número pelo menos 70% referem-se ao fechamento de frigoríficos.

Que a economia do país se encontra em uma fase difícil é fato, mas há de se lembrar que isto gera um reflexo em cada região do Brasil. Para o educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS), Antonio Baptista Sancevero, as constatações revelam que qualificar é o caminho não só para minimizar a queda dos empregos, mas também para o resgate do ser humano como um todo. E ainda complementa que os cursos podem, sem dúvida nenhuma, ser vistos como “uma injeção de ânimo” porque “por intermédio deles os participantes foram motivados a retornar ao ensino fundamental, ou aqueles que possuíam escolaridade razoável resolveram investir ainda mais”.

E esta é a preocupação do SENAR-AR/MS, que é um sistema privado de qualificação profissional e já alfabetizou cerca de 300 mil trabalhadores rurais. Além disso, também são oferecidos os cursos de qualificação, com média de 400 horas-aula, sempre buscando o aperfeiçoamento desses profissionais.

É um desafio acompanhar a velocidade da necessidade de mão-de-obra qualificada, e o SENAR-AR/MS se propõe a cada dia capacitar os trabalhadores rurais.

Entendendo o que é o CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado pelo Governo Federal, conforme a Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse cadastro geral serve como base para gerar estudos, pesquisas e projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia na tomada de decisões governamentais.

Ressalta-se, ainda, que é utilizado pelo Programa Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais que usam recursos da União.


Saiba mais


Em 2005, as contratações formais do Estado tiveram acréscimo de 0,86% em relação a 2004: de 162.065 para 163.467 novas vagas. No entanto, as demissões no Estado foram elevadas, ficando na faixa de 11,88% em 2005, passando de 141.975 pessoas demitidas em 2004 para 158.855 em 2005.



Sato Comunicação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)