Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Qualificação pode reverter taxa de desemprego no campo

Juliana Turatti - 21 de janeiro de 2006 - 07:34

Mato Grosso do Sul é um Estado voltado para o setor agropecuário e desenvolveu-se em grande parte por causa disso. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) os números comprovam que o ano de 2005 houve alta taxa de desemprego no campo. O foco da febre aftosa que apareceu em outubro do ano passado contribuiu para a queda de 5.427 vagas, o que registra um saldo negativo para o Estado. Deste número pelo menos 70% referem-se ao fechamento de frigoríficos.

Que a economia do país se encontra em uma fase difícil é fato, mas há de se lembrar que isto gera um reflexo em cada região do Brasil. Para o educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS), Antonio Baptista Sancevero, as constatações revelam que qualificar é o caminho não só para minimizar a queda dos empregos, mas também para o resgate do ser humano como um todo. E ainda complementa que os cursos podem, sem dúvida nenhuma, ser vistos como “uma injeção de ânimo” porque “por intermédio deles os participantes foram motivados a retornar ao ensino fundamental, ou aqueles que possuíam escolaridade razoável resolveram investir ainda mais”.

E esta é a preocupação do SENAR-AR/MS, que é um sistema privado de qualificação profissional e já alfabetizou cerca de 300 mil trabalhadores rurais. Além disso, também são oferecidos os cursos de qualificação, com média de 400 horas-aula, sempre buscando o aperfeiçoamento desses profissionais.

É um desafio acompanhar a velocidade da necessidade de mão-de-obra qualificada, e o SENAR-AR/MS se propõe a cada dia capacitar os trabalhadores rurais.

Entendendo o que é o CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado pelo Governo Federal, conforme a Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse cadastro geral serve como base para gerar estudos, pesquisas e projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia na tomada de decisões governamentais.

Ressalta-se, ainda, que é utilizado pelo Programa Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais que usam recursos da União.


Saiba mais


Em 2005, as contratações formais do Estado tiveram acréscimo de 0,86% em relação a 2004: de 162.065 para 163.467 novas vagas. No entanto, as demissões no Estado foram elevadas, ficando na faixa de 11,88% em 2005, passando de 141.975 pessoas demitidas em 2004 para 158.855 em 2005.



Sato Comunicação

SIGA-NOS NO Google News