Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: qual é a temperatura ideal para correr?

Mundo Fitness

Ativo.com - 03 de fevereiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: qual é a temperatura ideal para correr?

A preocupação com a temperatura é capaz de alterar a rotina de um corredor. Em um dia de longão, há quem pule da cama antes mesmo de o sol dar as caras para não se desgastar tanto com o calor. Em contrapartida, no inverno, o frio parece atar o corpo à cama e ainda pode dificultar o aquecimento da musculatura no início da corrida. Mas, afinal, qual é a temperatura ideal para correr?

Segundo a ciência, a temperatura ideal para correr pode desagradar quem ama o calor. “Cientistas franceses estudaram os resultados de seis maratonas (Paris, Londres, Berlim, Nova York, Boston e Chicago) entre 2001 e 2010. Eles cruzaram os dados de cerca de 1,8 milhão de concluintes e apontaram que a temperatura ideal para correr é de 6,2º para os homens e 9,9º para as mulheres”, explicou Alfonso Salguero Del Valle, professor da Universidade de León, da Espanha, em entrevista ao jornal El País.

A pesquisa sugere que as mulheres são menos afetadas pelo calor durante o exercício. O motivo é o fato de terem menos massa muscular e, na maioria das situações, correm um pouco mais devagar, fazendo com que o aquecimento corporal seja menor.

Os mesmos pesquisadores franceses constataram que os corredores de elite, que completam os 42 km em pouco mais de duas horas, alcançam seus melhores resultados em dias bem gelados, com o termômetro na casa dos 3,83º.

“Temos que pensar que, durante uma corrida, a sensação térmica aumenta entre 5º e 15º. Mesmo que o termômetro não ultrapasse os 4º, para aqueles corredores muito rápidos, a sensação térmica é de quase 20º”, diz Del Valle.

A temperatura ideal para pedalar é um pouco mais alta: entre 12º e 21º. Como a velocidade do ciclista chega aos 40 km/h, a sensação de frio em cima da bike é maior.

SIGA-NOS NO Google News