Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Qual é a forma correta para o descarte de medicamentos?

EPharma Notícas - 10 de abril de 2016 - 16:00

O descarte incorreto de medicamentos vencidos foi o assunto da entrevista que Artemisa Azevedo fez no programa Falando Fracamente da Rádio Nacional da Amazônia, com o farmacêutico Alberto Malta Júnior.

Os resíduos de medicamentos causam muitos problemas pra saúde humana e para o meio ambiente, podendo afetar o crescimento de plantas, mudança de sexo dos animais e contaminação de alimentos. Para o ser humano um dos principais problemas está no aparecimento de bactérias resistentes ao jogar no lixo comum, antibióticos e outros antimicrobianos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório sobre essa resistência e já alertou toda a sociedade internacional sobre esse assunto. Outro problema que o medicamento vencido traz é o risco de intoxicação.

Com relação ao descarte correto o farmacêutico alertou: " As pessoas têm descartado o medicamento na pia ou no vaso sanitário o que é um erro, porque do vaso sanitário ele vai pro solo e pro meio ambiente, descartar no lixo comum também é um dano porque dali vai se misturar com o lixo e comum e dali vai surgir as contaminações naturais do meio ambiente. A forma correta é que deveria haver uma logística, ou seja , tanto o usuário como os serviços deveria enviar os remédios para incineração. Esse tratamento no serviço público deveria ser viabilizado pelas prefeituras e no serviço privado deveria haver um acordo entre indústrias e varejo.”

SIGA-NOS NO Google News