Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/10/2012 19:53

Qual é a enconomia de MS com o horário de verão

Henrique Xavier, assessoria

Para o consumo diário em toda a área de concessão da Enersul, com 73 dos 78 municípios do Estado, este volume representa apenas 60% mas é o suficiente para abastecer a cidade de Aquidauana e sua população de 45 mil habitantes, durante um mês. A economia vai ser obtida ao longo dos 119 dias do horário especial que o País adota para melhor aproveitar a luz natural.
Neste período os dias são mais longos do que as noites por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada. Isso proporciona uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento do pico de carga para além do habitual. O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico - decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia - e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.

O ajuste nos ponteiros dos relógios atrasa, adiantando em uma hora, por exemplo, evita com que o acionamento da iluminação pública, nesse período, venha coincidir com o horário de ponta. Além disso, percebem-se modificações nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural.
Empenhada em contribuir para que o País atinja a meta do horário de verão, a Enersul também estimula o consumidor a repensar suas atitudes e hábitos relacionados ao consumo de energia elétrica, o que amplia as possibilidades de, cada um, economizar energia nesse período. Para isso, é fundamental combinar a influência do horário de verão com outros fatores. Entre eles, destacam-se os hábitos racionais e o uso de equipamentos eficientes, que possuem o selo Procel. Além disso, para quem vai construir ou reformar, é fundamental buscar o desenvolvimento de projetos inteligentes, que permitam o melhor aproveitamento possível da luz e ventilação naturais, por exemplo.

Na região Sudeste / Centro Oeste a expectativa de redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17h e 22h, é da ordem de 4,5%, o que para o Sistema da Enersul equivale à demanda no horário de ponta da cidade de Corumbá. Este ano, o horário de verão tem início à zero hora do dia 21 de outubro e se estende até a zero hora do dia 17 de fevereiro de 2013, somando um período com 14 dias a menos que no ano passado, quando o horário de verão teve foi de 133 dias.

HISTÓRICO DO HORÁRIO DE VERÃO.
Segundo alguns estudos, este horário especial foi criado em 1784, nos Estados Unidos, por Benjamim Franklin. Naquela época, Franklin percebeu que, durante alguns meses do ano, o sol nascia antes mesmo das pessoas se levantarem. Então, se os relógios fossem adiantados em uma hora naquele período, poderiam aproveitar melhor a luz do dia ao entardecer, economizando grande número de velas, já que, naquele tempo, ainda não existia luz elétrica. Apesar dos esforços de seu idealizador, foi somente durante a Primeira Guerra Mundial, de 1916, que esta idéia recebeu aceitação. A Alemanha, em vista da necessidade de economizar energia por causa da Guerra, resolveu adotar o procedimento do horário de verão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)