Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Qual é a definição de saúde cardiovascular ideal na infância?

Portal Med - 09 de maio de 2016 - 15:00

A partir de quando uma criança está exposta aos riscos para a saúde cardiovascular?

Evidências têm mostrado que a aterosclerose tem origem na infância, está associada à presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares em idade precoce e é progressiva.

Hábitos relacionados à saúde cardiovascular frequentemente tem início na infância ou na adolescência. Por exemplo, o início do consumo de cigarro é frequente durante a adolescência.

Já foi demonstrado que o padrão de alimentação e atividade física é estabelecido neste período da vida, muitas vezes determinado pelo exemplo de comportamento dos pais.

Como está a saúde cardiológica das crianças e dos adolescentes?

Mudanças no estilo de vida nos últimos 30 anos resultaram em crescimento da obesidade, emergência do diabetes mellitus tipo 2 na adolescência e aumento da prevalência de hipertensão arterial entre crianças e adolescentes.

Há especulações de que, se nada for feito, as gerações atuais terão uma expectativa de vida mais curta do que seus pais e avós.

As modificações de dieta e atividade física são intervenções de primeira linha para melhorar a saúde cardiovascular de crianças e adolescentes, como uma tentativa de preservar o crescimento e o desenvolvimento mais saudáveis.

Os protocolos médicos reconhecem o importante papel dos fatores genéticos e recomendam intervenções farmacológicas nos casos em que as mudanças no estilo de vida não forem suficientes.

Como é definido o risco cardiovascular nas crianças e adolescentes?

Nas crianças, a identificação de um fator de risco em medida única não é suficiente para identificar riscos elevados para doenças cardiovasculares. O mais importante é o acompanhamento ao longo do tempo, com o uso de percentis padronizados e baseados em idade e sexo para definir riscos elevados para as patologias.

O acompanhamento com pediatra e hebiatra é fundamental para melhor orientação dos pais ou responsáveis.

Qual é a definição de saúde cardiovascular ideal na infância?

Segundo publicação da American Heart Association, divulgada em janeiro de 2010 no periódico Circulation, a saúde cardiovascular ideal para as crianças envolve sete fatores. São eles:

Fumo: nunca ter tentado fumar ou não ter fumado um cigarro completo para crianças de 12 a 19 anos.

Índice de Massa Corporal situado abaixo do percentil 85 para a idade no caso de crianças de 2 a 19 anos.

Atividade física: para crianças com idades de 12 a 19 anos, realização de um nível de atividade física moderado a vigoroso por mais de 60 minutos todos os dias.

Dieta: para crianças de 5 a 19 anos, 4 ou 5 componentes chave da dieta. Para uma dieta de 2000 calorias ao dia, por exemplo, incluir:

Pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia.

Pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta.

Pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia.

Limitar a ingestão de sódio a 1500mg por dia.

Não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de açúcar.

Colesterol total abaixo de 170 mg/dl, para crianças entre 6 e 19 anos de idade.

Pressão arterial abaixo do percentil 90 para a idade para crianças de 8 a 19 anos.

Glicemia de jejum abaixo de 100 mg/dl para crianças de 12 a 19 anos.

SIGA-NOS NO Google News