Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Qual a relação entre sangue nas fezes e câncer de intestino?

Dr. Tiago Biachi de Castria - Minha Vida - 23 de janeiro de 2016 - 13:00

Sangue nas fezes é um dos sintomas de câncer de intestino, mas não é o único e muitos casos deste tipo de câncer são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas. O câncer de cólon foi responsável por 15 mil mortes em 2013 no Brasil e são esperadas 34 mil novos casos da doença em 2016. O espectro de sintomas possíveis se estende desde um paciente completamente assintomático e que faz o diagnóstico a partir de um exame de rastreamento, até pacientes que têm seu diagnóstico durante uma cirurgia de urgência por obstrução, sangramento ou perfuração intestinal.

Naqueles pacientes sintomáticos (que apresentam sintomas) o quadro clínico é variável e pode incluir dor abdominal, emagrecimento não intencional, sintomas obstrutivos - principalmente em tumores do lado esquerdo do cólon e reto - ou sangramento. Esse sangramento pode se apresentar junto às fezes ou espontaneamente.

O que o sangue nas fezes pode indicar?

O sangramento nas fezes pode ser uma manifestação de doenças benignas como fissura anal, doença hemorroidária (hemorroidas), divertículos, úlcera gástrica ou de uma neoplasia maligna do trato digestivo.

O aspecto do sangramento irá depender da localização do tumor, sendo que sangramento vivo é mais associado a lesões em porções mais distais do intestino - cólon esquerdo, reto ou canal anal. A melena (eliminação de sangue junto com as fezes) é caracterizada por fezes enegrecidas, amolecidas e com odor fétido (aspecto em borra de café) e normalmente estão associadas a lesões mais altas no tubo digestivo: estômago, intestino delgado e eventualmente no lado direito do cólon.

Tal caracterização não é exata e pode vir a variar conforme o trânsito intestinal do paciente. A história clínica, análise dos sintomas e exames complementares ajudam a direcionar a investigação e programar o melhor tratamento.

SIGA-NOS NO Google News