Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/01/2016 13:00

Qual a relação entre sangue nas fezes e câncer de intestino?

Dr. Tiago Biachi de Castria - Minha Vida

Sangue nas fezes é um dos sintomas de câncer de intestino, mas não é o único e muitos casos deste tipo de câncer são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas. O câncer de cólon foi responsável por 15 mil mortes em 2013 no Brasil e são esperadas 34 mil novos casos da doença em 2016. O espectro de sintomas possíveis se estende desde um paciente completamente assintomático e que faz o diagnóstico a partir de um exame de rastreamento, até pacientes que têm seu diagnóstico durante uma cirurgia de urgência por obstrução, sangramento ou perfuração intestinal.

Naqueles pacientes sintomáticos (que apresentam sintomas) o quadro clínico é variável e pode incluir dor abdominal, emagrecimento não intencional, sintomas obstrutivos - principalmente em tumores do lado esquerdo do cólon e reto - ou sangramento. Esse sangramento pode se apresentar junto às fezes ou espontaneamente.

O que o sangue nas fezes pode indicar?

O sangramento nas fezes pode ser uma manifestação de doenças benignas como fissura anal, doença hemorroidária (hemorroidas), divertículos, úlcera gástrica ou de uma neoplasia maligna do trato digestivo.

O aspecto do sangramento irá depender da localização do tumor, sendo que sangramento vivo é mais associado a lesões em porções mais distais do intestino - cólon esquerdo, reto ou canal anal. A melena (eliminação de sangue junto com as fezes) é caracterizada por fezes enegrecidas, amolecidas e com odor fétido (aspecto em borra de café) e normalmente estão associadas a lesões mais altas no tubo digestivo: estômago, intestino delgado e eventualmente no lado direito do cólon.

Tal caracterização não é exata e pode vir a variar conforme o trânsito intestinal do paciente. A história clínica, análise dos sintomas e exames complementares ajudam a direcionar a investigação e programar o melhor tratamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)