Cassilândia, Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

30/10/2020 11:00

Quais os tipos de óleos e quais as diferenças entre eles?

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação
Quais os tipos de óleos e quais as diferenças entre eles?

Os óleos constituem aproximadamente 34% da energia na alimentação e fornecem 9 kcal/g. Tem a importante função em fornecer energia ao organismo, garantir a saciedade, produzir hormônios, enzimas e transportar vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Além de exercerem um importante papel sobre as membranas celulares e sistema imunológico.

Há diferentes tipos de óleos vegetais, cada um com suas particularidades e benefícios. Portanto não se deve fazer a utilização de apenas um tipo de óleo na elaboração das refeições, sendo interessante seu uso de maneira equilibrada e diversificada nas preparações do dia a dia.

Confira abaixo o que cada tipo oferece para nossa saúde:
Óleo de Soja: um dos mais utilizados na alimentação domiciliar e indústria de alimentos. Tem alto teor de ácido linoléico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9) e ácido linolênico (ômega 3).
Óleo de Palma: rico em vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis). Está presente no azeite de dendê, é vastamente utilizado na indústria de alimentos como ingrediente de margarinas, sorvetes e bolachas.
Óleo de Canola: tem 7 a 10% de ômega 3, há evidências de que pode reduzir o LDL colesterol (colesterol ruim), rico em vitamina E tem propriedades antioxidantes. Como o óleo de soja pode ser utilizado de forma adequada para frituras.
Óleo de Girassol: apresenta alto teor de ácido linoleico e vitamina E. Muito utilizado na preparação de saladas, cozidos e conservas.
Óleo de Milho: é fonte de fitosteróis e contém ácidos graxos poli-insaturados linoléico e linolênico.
Óleo de Amendoim: com alto teor de vitamina E, além de ser utilizado nas preparações de saladas e pratos especiais é beneficiado pela indústria farmacêutica e cosmética.
Óleo de Coco: em temperaturas abaixo de 25°C se solidifica. Traz benefícios a saúde como fortalecimento do sistema imune. O óleo de coco extra virgem tem em sua composição o ácido láurico, mirístico e caprílico. Ainda que alguns estudos correlacionem o consumo do óleo de coco ao aumento do HDL colesterol (colesterol bom), não é recomendado seu uso para tratamento de hipercolesterolemia, sendo necessários estudos adicionais, por isso seu uso deve permanecer moderado.
Azeite de Oliva: é tido como uma das opções mais saudáveis para uso culinário por ser rico em gordura monoinsaturada, que auxilia a reduzir os níveis de LDL colesterol. O artigo publicado pela equipe do Dr Freeman no Journal of the American College of Cardiology, em março de 2017, reforça seus benefícios pois refere que o consumo moderado de azeite extra virgem pode diminuir eventos de doenças cardiovasculares.
Dica
Para melhor utilização e aproveitamento dos óleos de soja, milho, coco, girassol, canola e amendoim, por apresentarem razoável estabilidade quando mantidos sob temperaturas abaixo de 25°C, mesmo depois de abertos pelo consumidor, devem ser guardados em local fresco e arejado. O azeite de oliva também necessita de cuidados e deve ser mantido em frasco escurecido, como normalmente são vendidos, pois a luz pode rapidamente danificar seus compostos fenólicos que lhe oferece característica peculiar importante relacionada às atividades antioxidantes. ​

Atenção!
Jamais jogue o óleo usado em pias. Separe e descarte corretamente o óleo de cozinha em locais apropiados.

Autora: Márcia Tanaka, nutricionista do Einstein

Referências bibliográficas:
- Freeman, A.M. et al. Trending Cardiovascular Nutrition Controversies. J Am Coll Cardiol. 2017;69(9):1172–87.
- Iori M, Caleffi R, Naves A. Gastronomia Funcional no esporte: Alimento para sua performance. 1ª Edição. São Paulo. Valeria Paschoal Editora Ltda, 2017.
- Melo ILP, Silva AMO, Filho JM. Lipídios. In: Cozzolino SMF, Cominetti C. Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: nas diferentes fases a vida, na saúde e na doença. São Paulo: Manole, 2013.
- Nogueira-de-Almeida CA et al. Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura. International Journal of Nutrology. 2015; 8 (2): 13-20.
- Sacks FM et al. Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association. Circulation. 2017;136(3).
- Santos R.D., Gagliardi A.C.M., Xavier H.T., Magnoni C.D., Cassani R., Lottenberg A.M. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40.
- Tanaka M et al. O papel dos óleos e gorduras na alimentação. In: Barrere APNB, Cardoso R, Piovacari SMF. Receitas Saudáveis Em Oncologia. 1ª Edição. São Paulo. Editora Atheneu, 2017.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 25 de Novembro de 2020
Terça, 24 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)