Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quais os tipos de óleos e quais as diferenças entre eles?

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação - 30 de outubro de 2020 - 11:00

Quais os tipos de óleos e quais as diferenças entre eles?

Os óleos constituem aproximadamente 34% da energia na alimentação e fornecem 9 kcal/g. Tem a importante função em fornecer energia ao organismo, garantir a saciedade, produzir hormônios, enzimas e transportar vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Além de exercerem um importante papel sobre as membranas celulares e sistema imunológico.

Há diferentes tipos de óleos vegetais, cada um com suas particularidades e benefícios. Portanto não se deve fazer a utilização de apenas um tipo de óleo na elaboração das refeições, sendo interessante seu uso de maneira equilibrada e diversificada nas preparações do dia a dia.

Confira abaixo o que cada tipo oferece para nossa saúde:
Óleo de Soja: um dos mais utilizados na alimentação domiciliar e indústria de alimentos. Tem alto teor de ácido linoléico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9) e ácido linolênico (ômega 3).
Óleo de Palma: rico em vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis). Está presente no azeite de dendê, é vastamente utilizado na indústria de alimentos como ingrediente de margarinas, sorvetes e bolachas.
Óleo de Canola: tem 7 a 10% de ômega 3, há evidências de que pode reduzir o LDL colesterol (colesterol ruim), rico em vitamina E tem propriedades antioxidantes. Como o óleo de soja pode ser utilizado de forma adequada para frituras.
Óleo de Girassol: apresenta alto teor de ácido linoleico e vitamina E. Muito utilizado na preparação de saladas, cozidos e conservas.
Óleo de Milho: é fonte de fitosteróis e contém ácidos graxos poli-insaturados linoléico e linolênico.
Óleo de Amendoim: com alto teor de vitamina E, além de ser utilizado nas preparações de saladas e pratos especiais é beneficiado pela indústria farmacêutica e cosmética.
Óleo de Coco: em temperaturas abaixo de 25°C se solidifica. Traz benefícios a saúde como fortalecimento do sistema imune. O óleo de coco extra virgem tem em sua composição o ácido láurico, mirístico e caprílico. Ainda que alguns estudos correlacionem o consumo do óleo de coco ao aumento do HDL colesterol (colesterol bom), não é recomendado seu uso para tratamento de hipercolesterolemia, sendo necessários estudos adicionais, por isso seu uso deve permanecer moderado.
Azeite de Oliva: é tido como uma das opções mais saudáveis para uso culinário por ser rico em gordura monoinsaturada, que auxilia a reduzir os níveis de LDL colesterol. O artigo publicado pela equipe do Dr Freeman no Journal of the American College of Cardiology, em março de 2017, reforça seus benefícios pois refere que o consumo moderado de azeite extra virgem pode diminuir eventos de doenças cardiovasculares.
Dica
Para melhor utilização e aproveitamento dos óleos de soja, milho, coco, girassol, canola e amendoim, por apresentarem razoável estabilidade quando mantidos sob temperaturas abaixo de 25°C, mesmo depois de abertos pelo consumidor, devem ser guardados em local fresco e arejado. O azeite de oliva também necessita de cuidados e deve ser mantido em frasco escurecido, como normalmente são vendidos, pois a luz pode rapidamente danificar seus compostos fenólicos que lhe oferece característica peculiar importante relacionada às atividades antioxidantes. ​

Atenção!
Jamais jogue o óleo usado em pias. Separe e descarte corretamente o óleo de cozinha em locais apropiados.

Autora: Márcia Tanaka, nutricionista do Einstein

Referências bibliográficas:
- Freeman, A.M. et al. Trending Cardiovascular Nutrition Controversies. J Am Coll Cardiol. 2017;69(9):1172–87.
- Iori M, Caleffi R, Naves A. Gastronomia Funcional no esporte: Alimento para sua performance. 1ª Edição. São Paulo. Valeria Paschoal Editora Ltda, 2017.
- Melo ILP, Silva AMO, Filho JM. Lipídios. In: Cozzolino SMF, Cominetti C. Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: nas diferentes fases a vida, na saúde e na doença. São Paulo: Manole, 2013.
- Nogueira-de-Almeida CA et al. Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura. International Journal of Nutrology. 2015; 8 (2): 13-20.
- Sacks FM et al. Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association. Circulation. 2017;136(3).
- Santos R.D., Gagliardi A.C.M., Xavier H.T., Magnoni C.D., Cassani R., Lottenberg A.M. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40.
- Tanaka M et al. O papel dos óleos e gorduras na alimentação. In: Barrere APNB, Cardoso R, Piovacari SMF. Receitas Saudáveis Em Oncologia. 1ª Edição. São Paulo. Editora Atheneu, 2017.

SIGA-NOS NO Google News