Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Puccinelli retoma diálogo sobre educação especial

Maristela Brunetto - Campo Grande News - 28 de fevereiro de 2007 - 13:53

O governador André Puccinelli (PMDB) decidiu no final desta manhã retomar a negociação com as entidades que atendem alunos especiais. A decisão foi comunicada na Assembléia Legislativa pelo líder do governo, Youssif Domingos (PMDB), que se reuniu pouco antes com Puccinelli na Governadoria. Ele foi acompanhado dos deputados Londres Machado (PR), Ary Rigo (PDT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) pedir a retomada do diálogo, uma vez que estava marcada uma audiência pública para amanhã na Assembléia.

Autor do pedido da audiência, ao ser comunicado da decisão do governo, o deputado petista Pedro Kemp disse que ela deverá ser suspensa, de acordo com o que ocorrer em reunião que ocorrerá nesta tarde com as entidades. Youssif pediu ao petista que recuasse no debate marcado para amanhã.

O governo cedia professores e profissionais de saúde para as entidades com atendimento de pessoas com deficiência, como é o caso das Apaes, Pestalozzi e Orionópolis. Primeiro a decisão foi cortar a cedência e ceder recursos, mas deixando às entidades o ônus com os encargos trabalhistas. Elas alegaram impossibilidade e decidiram não mais atender.

O Ministério Público do Trabalho interveio junto com o MPE e o governo então afirmou, na semana passada, que retomaria cedências, mas com apenas metade do pessoal. Não houve acordo, porque as entidades alegaram ser o número insuficiente.

Os deputados lembraram que na reunião no MPT foi formalizada ata prevendo a retomada da cessão de pessoal e foi dado prazo de 60 dias para que ocorrem avaliações e ajustes, se fosse o caso.

Para Youssif, a retomada do diálogo pode ser o “caminho mais curto” para solucionar o impasse. Kemp disse que marcou a discussão a pedido das entidades e lembrou que entres as questões a serem analisadas está a contratação de profissionais da saúde através da Secretaria de Educação, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

SIGA-NOS NO Google News