Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Puccinelli participou de encontro de negócios em SP

Portal MS - 11 de novembro de 2009 - 08:00

Rachid Waqued
Rachid Waqued

São Paulo (SP) – O governador André Puccinelli participou ontem (10), em São Paulo, do II Fórum Econômico Brasil-Itália, um encontro de negócios que reuniu autoridades governamentais, instituições bancárias, entidades de classe, e cerca de 360 empresários brasileiros e italianos. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador de São Paulo, José Serra, André teve oportunidade de estreitar a aproximação com os italianos, iniciadas há exatamente um ano, quando liderou missão empresarial de Mato Grosso do Sul àquele país.



No Teatro Popular do Sesi, localizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o ministro de Desenvolvimento Econômico do governo da Itália, Claudio Scajola, disse que essa é a maior missão do ano organizada na América Latina e defendeu a oportunidade como um caminho para aumentar o intercâmbio industrial. “São mais de 30 significativas empresas italianas participando desse encontro. A aproximação ajudará a firmar entendimentos”, afirmou o ministro.



Segundo Scajola, a intenção de seu país é dobrar, nos próximos cinco anos, as relações econômicas, especialmente as industriais, para fortalecer o eixo Itália – Brasil, e levar desenvolvimento para os dois países. Disposto a fortalecer a presença de Mato Grosso do Sul na perspectiva de negócios entre Brasil e Itália, o governador André Puccinelli fez contato com diversos grupos empresariais. Após o encontro, o governador revelou que futuramente haverá mais missões do Estado a cidades italianas. Mato Grosso do Sul também poderá firmar acordo específico, dentro de protocolos já existentes entre os governos federais dos dois países, para acordos comerciais.



O presidente Lula afirmou, em discurso, que a crise mostrou que o Brasil é um país dos mais organizados, que agora está em busca de novos mercados consumidores. O presidente ressaltou a grande importância que a China, a Índia e o Brasil ganharam no contexto global nos últimos tempos. Aos italianos, reforçou a abertura de oportunidade para novos negócios. “Queremos convencer os italianos a investirem no Brasil”.



Organizado pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), em parceria com os Ministérios Italianos do Desenvolvimento Econômico e das Relações Exteriores, a Confederação Italiana das Indústrias (Confindustria) e a Associação dos Bancos Italianos, o evento abrange mais de 1.000 encontros de negócios.



A secretária estadual de Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias acompanhou o governador no encontro com a missão italiana, em São Paulo.



Reportagem: Andréia Araújo

SIGA-NOS NO Google News