Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Publicadas as diretrizes para o Enade

10 de agosto de 2004 - 08:36

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) publicou hoje, 9, as diretrizes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de cada uma das 13 áreas a serem avaliadas em 2004. As diretrizes foram formuladas pelas Comissões Assessoras de Avaliação de Área e da Formação Geral do Enade.
O exame, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), terá duração de quatro horas e será realizado no dia 7 de novembro por estudantes dos cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. A partir do dia 16 de agosto, as instituições já poderão começar a inscrever os alunos do primeiro e do último ano, que estão aptos a participar do exame.
As provas serão constituídas por dez questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e trinta questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
O componente geral da prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses, estabelecer relações, entre outras.
O componente específico avaliará as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão. Para cada uma das áreas avaliadas, o Inep publicou uma portaria que detalha os conteúdos que servirão de base para a elaboração das provas. A partir dessas diretrizes, bancas de especialistas elaborarão as provas a serem aplicadas no dia do exame. As portarias podem ser acessadas na página eletrônica do Inep/MEC (www.inep.gov.br ). (Assessoria de Comunicação do Inep)

SIGA-NOS NO Google News