Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Publicada medida que restabelece status sanitário de MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 09 de novembro de 2007 - 08:58

Saiu nesta sexta-feira no DOU (Diário Oficial do Estado), portanto começa a valer hoje, instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que restabelece o status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação para Mato Grosso do Sul.

Considerando os resultados da última sorologia, que avaliou a circulação viral no Estado, o Ministério resolveu suspender as restrições ao trânsito e comércio de animais e produtos de risco para febre aftosa dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que constataram os focos da doença em outubro de 2005.

Conforme a medida, o envio de produtos obtidos do abate de bovinos com origem no Estado do Mato Grosso do Sul para mercados internacionais deve considerar as restrições impostas pelos países e blocos econômicos de destino. A instrução é curta. A partir dela o Estado deve pleitear a retomada de mercados internacionais, como o europeu. Uma missão da Europa chega no próximo dia 11, mas já foi adiantado que esta não terá cunho comercial e sim técnico. A previsão é que somente no próximo ano a OIE (Organização Internacional de Epizootias) avalie a condição do Estado.

SIGA-NOS NO Google News