Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PT tem nova líder no Senado

Ellis Regina/ABr - 11 de fevereiro de 2004 - 14:32

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu hoje por aclamação a nova líder do partido no Senado, Ideli Salvatti. Eleita por Santa Catarina, a parlamentar vai coordenar a bancada do bloco de apoio ao governo Lula, formada por PTB, PL e PSB. Todos os anos o PT faz um rodízio na bancada com a eleição de novos líderes. Ideli Salvatti assumiu a liderança afirmando que espera rapidez nas votações da pauta da convocação extraordinária do Congresso, que termina na próxima sexta-feira.

A senadora reconheceu que pouco foi votado durante o período e fez críticas ao relator da reforma do Judiciário, senador José Jorge (PFL-PE), alegando que o parlamentar ainda não apresentou o relatório sobre a matéria. Alertou que “o relator está há mais de um ano com o projeto". Ela observou que sucessivas audiências públicas têm sido desmarcadas, o que atrasa ainda mais as votações e citou como exemplo a reunião, prevista para hoje, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa. O ministro adiou o encontro.

“Eu acho que houve também uma certa obstrução no Senado para a tramitação das matérias da convocação extraordinária”, disse a líder, citando o relatório da Mata Atlântica, que não foi concluído. Com a apresentação, segundo ela, o tema poderia ter sido votado durante a convocação.

A senadora disse esperar que até sexta-feira sejam votadas no Senado a regulamentação do setor elétrico, a lei de falências e a medida provisória do setor pesqueiro. “Vamos fazer todo o esforço para concluir essa convocação com um resultado positivo. Há inclusive a disposição de virar a noite para votar”, destacou, elogiando a decisão do governo em incluir na pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do trabalho escravo. Segundo ela, a decisão foi acertada: “é inconcebível um país como nosso ainda não ter realizado a reforma agrária e ainda ter trabalho escravo”, ressaltou.

O presidente nacional do PT, José Genoíno, acompanhou a eleição da nova líder. O dirigente petista observou que a eleição foi consenso entre os senadores e ressalvou que o ano será de execução da agenda governamental com a geração de empregos e o crescimento. Na pauta do legislativo Genoíno disse esperar a votação da regulamentação do setor elétrico e do projeto de parcerias público-privadas. “Temos também uma grande tarefa que é ganhar as eleições municipais", afirmou Genoíno, anunciando que o partido está empenhado nessa tarefa

SIGA-NOS NO Google News