Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/02/2004 14:46

PT só aceita CPI ampla de financiamento de campanhas

Agência Senado


A bancada do PT no Senado só vai apoiar a investigação por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do caso Waldomiro Diniz - ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, acusado de pedir dinheiro de bicheiros para campanhas eleitorais - se também forem analisadas pela comissão todas as campanhas eleitorais suspeitas de irregularidades nos últimos anos.

A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (17) pela líder do partido, senadora Ideli Salvatti (SC), após aproximadamente duas horas de reunião da bancada. A senadora insistiu também na rápida aprovação de uma reforma política, que estabeleça o financiamento público de campanhas e a “severa punição” de quem vier a pedir ou doar recursos destinados ao pagamento de despesas de candidatos a eleições.

- Se tivermos que trazer o que já está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Justiça para o Congresso Nacional, essa investigação terá que ser ampla e deverá incluir, além do caso de Waldomiro Diniz, episódios como o da campanha de José Serra - disse Ideli, referindo-se a uma suposta doação não declarada de R$ 24 milhões feita ao comitê do ex-candidato do PSDB à Presidência da República.

A líder do PT anunciou que apresentaria ainda nesta terça-feira a proposta de uma CPI ampla aos demais partidos da Casa. Ela procurou deixar claro, porém, que considera mais importante o estabelecimento de uma “agenda positiva” no Congresso Nacional, que inclua a reforma do Judiciário e a reforma política, na qual estaria inserida a proposta de financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais.

- O financiamento público é fundamental para este país. Se não o adotarmos, não teremos partidos fortes e respeitados pela população - advertiu Ideli, após ressaltar que a decisão da bancada do PT havia sido tomada de forma unânime.

Também presente ao encontro, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), apontou igualmente como prioritária a adoção de uma agenda positiva no Legislativo. Em 2003, observou, a agenda incluiu as reformas previdenciária e tributária. Em 2004, disse ele, terá como principais propostas as reformas judiciária e política.

O senador recomendou ao Congresso que “olhe para a frente”, uma vez que somente a agenda positiva ajudará o país a crescer. Ele classificou o caso Waldomiro Diniz como uma “coisa do Rio”, ocorrida há dois anos, e disse que, se os parlamentares preferirem “olhar para trás”, a investigação terá de ser mais ampla.

- Não podemos aceitar que, sendo maioria, investiguemos apenas aquilo que a oposição quer investigar - afirmou Mercadante, ao observar que já estariam praticamente prontas para serem instaladas na Câmara e no Senado, respectivamente, comissões parlamentares de inquérito destinadas a investigar a privatização do setor elétrico e a implantação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)