Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

17/02/2004 14:46

PT só aceita CPI ampla de financiamento de campanhas

Agência Senado


A bancada do PT no Senado só vai apoiar a investigação por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do caso Waldomiro Diniz - ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, acusado de pedir dinheiro de bicheiros para campanhas eleitorais - se também forem analisadas pela comissão todas as campanhas eleitorais suspeitas de irregularidades nos últimos anos.

A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (17) pela líder do partido, senadora Ideli Salvatti (SC), após aproximadamente duas horas de reunião da bancada. A senadora insistiu também na rápida aprovação de uma reforma política, que estabeleça o financiamento público de campanhas e a “severa punição” de quem vier a pedir ou doar recursos destinados ao pagamento de despesas de candidatos a eleições.

- Se tivermos que trazer o que já está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Justiça para o Congresso Nacional, essa investigação terá que ser ampla e deverá incluir, além do caso de Waldomiro Diniz, episódios como o da campanha de José Serra - disse Ideli, referindo-se a uma suposta doação não declarada de R$ 24 milhões feita ao comitê do ex-candidato do PSDB à Presidência da República.

A líder do PT anunciou que apresentaria ainda nesta terça-feira a proposta de uma CPI ampla aos demais partidos da Casa. Ela procurou deixar claro, porém, que considera mais importante o estabelecimento de uma “agenda positiva” no Congresso Nacional, que inclua a reforma do Judiciário e a reforma política, na qual estaria inserida a proposta de financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais.

- O financiamento público é fundamental para este país. Se não o adotarmos, não teremos partidos fortes e respeitados pela população - advertiu Ideli, após ressaltar que a decisão da bancada do PT havia sido tomada de forma unânime.

Também presente ao encontro, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), apontou igualmente como prioritária a adoção de uma agenda positiva no Legislativo. Em 2003, observou, a agenda incluiu as reformas previdenciária e tributária. Em 2004, disse ele, terá como principais propostas as reformas judiciária e política.

O senador recomendou ao Congresso que “olhe para a frente”, uma vez que somente a agenda positiva ajudará o país a crescer. Ele classificou o caso Waldomiro Diniz como uma “coisa do Rio”, ocorrida há dois anos, e disse que, se os parlamentares preferirem “olhar para trás”, a investigação terá de ser mais ampla.

- Não podemos aceitar que, sendo maioria, investiguemos apenas aquilo que a oposição quer investigar - afirmou Mercadante, ao observar que já estariam praticamente prontas para serem instaladas na Câmara e no Senado, respectivamente, comissões parlamentares de inquérito destinadas a investigar a privatização do setor elétrico e a implantação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)