Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PT faz balanço parcial das eleições

PT - 19 de setembro de 2005 - 09:02

A coordenação geral do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT vai divulgar hoje ao meio-dia. Os primeiros números da eleição interna do partido para renovar suas direções nacional, estaduais e municipais serão apresentados na sede do Diretório Nacional, no Centro de São Paulo.

A votação, que começou às 9h e terminou às 17h de ontem, foi realizada em 4.638 cidades, o que corresponde a 83% dos municípios brasileiros. Caso nenhum dos candidatos consiga mais de 50% dos votos válidos, o estatuto do PT prevê um segundo turno. Isso deve ocorrer no dia 9 de outubro.

Apuração

Após a conclusão da apuração, os coordenadores das comissões eleitorais municipais começaram a encaminhar às direções estaduais do partido cópias das listas de votação e das atas de votação e apuração. Os resultados da apuração serão inseridos no SISPED (Sistema Informatizado do PED) 2005. Cada Comissão Eleitoral Estadual fará a totalização dos votos obtidos nos municípios de seu estado, arquivando os documentos recebidos para eventual conferência posterior. A Comissão Eleitoral Nacional, a partir das Atas de Totalização Estaduais, fará a totalização dos votos nacionais.

Quorum

O quorum para validade do PED em nível zonal ou municipal é de 15% do número de filiados aptos a votar. Em nível estadual, é necessário quorum em 50% dos municípios aptos. Em âmbito nacional, é necessário que 50% dos Estados participem.

SIGA-NOS NO Google News