Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PT estima a participação de 300 mil filiados em eleição

Flávia Albuquerque/ABr - 02 de dezembro de 2007 - 15:46

São Paulo - Cerca de 300 mil filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 5118 municípios de todo o país devem votar hoje (2) durante o Processo de Eleição Direta (PED) 2007 para a composição da nova direção do partido, de acordo com os organizadores. Cada eleitor votará para a presidência nacional do partido, para o diretório estadual e o diretório municipal, variando de seis a oito votos para cada filiado.

Estão concorrendo à presidência nacional do PT sete candidatos: Ricardo Berzoini, deputado federal e atual presidente do partido, na chapa Construindo um novo Brasil; Gilmar Tato, deputado federal e terceiro vice-presidente, na chapa Partido é pra lutar; e José Eduardo Cardoso, deputado federal, na chapa Mensagem ao Partido.

Concorrem ainda, Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT, da chapa A esperança é vermelha; Markus Sokol, integrante do diretório nacional do PT, na chapa Terra Trabalho e Soberania; Gilney Viana, ex-deputado federal e integrante do PT do Mato Grosso, na chapa Militância Socialista; e José Carlos Miranda, integrante do PT estadual de São Paulo, da chapa Programa Operário e Socialista.

Além das sete chapas dos concorrentes, outras duas não lançaram candidatos para esta eleição, mas apóiam o candidato Ricardo Berzoini. São elas: Democracia pra Valer, ligada ao Movimento Negro Setorial de Combate ao Racismo do PT e o Movimento Popular, ligada aos movimentos populares urbanos por moradia.

A apuração será feita ao longo da semana e o resultado final deve ser divulgado até quinta-feira (6). De acordo com a assessoria de imprensa do PT nacional, a partir de amanhã (3) serão divulgados resultados parciais diariamente. O voto é manual e são utilizadas cédulas de papel. O partido tem 918 mil filiados aptos a votar, mas a expectativa é de que apenas parte desses filiados compareça aos locais de votação.

Ao mesmo tempo em que ocorre o PED 2007, o PT inicia a coleta de assinaturas para pedir a realização de um plebiscito para que a população decida se a Reforma Política deve ser feita por uma Assembléia Constituinte exclusiva ou não. Para que o projeto seja apresentado no Congresso Nacional são necessárias assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado, com participação de no mínimo cinco estados.




SIGA-NOS NO Google News