Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PSORÍASE: Saiba como prevenir e tratar a doença

Agência do Rádio - 30 de outubro de 2014 - 17:07

 O dia nacional e mundial de Combate à Psoríase foi lembrado nesta quarta-feira. Por ser uma doença de pele infecciosa, o paciente pode apresentar manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada, às vezes com sangramento; coceira; queimação e dor; unhas grossas ou com caroços; além de inchaço e rigidez nas articulações. Apesar de não ser uma doença contagiosa, muitas pessoas com psoríase são vítimas de preconceito, conforme conta o presidente da Associação Psoríase Brasil, Célio Silveira.

"Dói mais é na alma porque é uma doença que gera muito preconceito e discriminação. O meu guarda-roupa não tinha nenhuma bermuda ou short, nem blusa de manga curta. Eu só usava calça comprida. Você já pensou um jovem, um rapaz ou uma moça, com a pele toda com lesões. Às vezes a pessoa evita... não sai de casa, não arranja um namorado, uma namorada, tem dificuldade no relacionamento. A gente tem que preparar a nossa cabeça para enfrentar tudo isso".

 O tratamento da psoríase é simples para os casos mais leves. Basta hidratar a pele, aplicar pomadas ou soluções na região afetada e expor as lesões ao sol todos os dias. Nos casos moderados, é indicada a luz ultravioleta. Já nos graves, é necessário tomar medicação via oral ou até injetável. O coordenador nacional de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, explica que as pessoas devem procurar os postos de saúde nos municípios para diagnóstico e tratamento.

"Primeiramente, a pessoa que tem a suspeita de psoríase, a lesão na pele, ela procura uma unidade básica de saúde, que ali será encaminhada para um atendimento especializado. E o atendimento especializado, a partir do diagnóstico, ele lança um laudo para a pessoa poder receber esses medicamentos pela rede pública através da assistência farmacêutica. Muitas vezes, até o próprio profissional da atenção básica, ele já fecha o diagnóstico e inicia o tratamento para a pessoa com psoríase. Caso tenha alguma dúvida, é encaminhado para um especialista, no caso um dermatologista de um serviço de referência que a unidade básica de saúde encaminha".

 Qualquer pessoa pode desenvolver psoríase, principalmente quem tem histórico familiar da doença ou sofre de alcoolismo, depressão, ansiedade, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, artrite e inflamação do intestino. Para prevenir, é recomendado diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, adotar hábitos de vida saudáveis, combater a obesidade, além de controlar o açúcar no sangue e a hipertensão arterial. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

SIGA-NOS NO Google News