Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/10/2014 17:07

PSORÍASE: Saiba como prevenir e tratar a doença

Agência do Rádio

 O dia nacional e mundial de Combate à Psoríase foi lembrado nesta quarta-feira. Por ser uma doença de pele infecciosa, o paciente pode apresentar manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada, às vezes com sangramento; coceira; queimação e dor; unhas grossas ou com caroços; além de inchaço e rigidez nas articulações. Apesar de não ser uma doença contagiosa, muitas pessoas com psoríase são vítimas de preconceito, conforme conta o presidente da Associação Psoríase Brasil, Célio Silveira.

"Dói mais é na alma porque é uma doença que gera muito preconceito e discriminação. O meu guarda-roupa não tinha nenhuma bermuda ou short, nem blusa de manga curta. Eu só usava calça comprida. Você já pensou um jovem, um rapaz ou uma moça, com a pele toda com lesões. Às vezes a pessoa evita... não sai de casa, não arranja um namorado, uma namorada, tem dificuldade no relacionamento. A gente tem que preparar a nossa cabeça para enfrentar tudo isso".

 O tratamento da psoríase é simples para os casos mais leves. Basta hidratar a pele, aplicar pomadas ou soluções na região afetada e expor as lesões ao sol todos os dias. Nos casos moderados, é indicada a luz ultravioleta. Já nos graves, é necessário tomar medicação via oral ou até injetável. O coordenador nacional de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, explica que as pessoas devem procurar os postos de saúde nos municípios para diagnóstico e tratamento.

"Primeiramente, a pessoa que tem a suspeita de psoríase, a lesão na pele, ela procura uma unidade básica de saúde, que ali será encaminhada para um atendimento especializado. E o atendimento especializado, a partir do diagnóstico, ele lança um laudo para a pessoa poder receber esses medicamentos pela rede pública através da assistência farmacêutica. Muitas vezes, até o próprio profissional da atenção básica, ele já fecha o diagnóstico e inicia o tratamento para a pessoa com psoríase. Caso tenha alguma dúvida, é encaminhado para um especialista, no caso um dermatologista de um serviço de referência que a unidade básica de saúde encaminha".

 Qualquer pessoa pode desenvolver psoríase, principalmente quem tem histórico familiar da doença ou sofre de alcoolismo, depressão, ansiedade, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, artrite e inflamação do intestino. Para prevenir, é recomendado diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, adotar hábitos de vida saudáveis, combater a obesidade, além de controlar o açúcar no sangue e a hipertensão arterial. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)