Cassilândia, Domingo, 26 de Maio de 2019

Últimas Notícias

26/01/2019 09:40

Psoríase: conheça os sinais da doença

Agência Rádio

Uma mancha avermelhada que pode descamar. Esse é o aspecto da psoríase, uma doença de pele que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade. Estima-se que 30 a 40% dos casos estão ligados a tendências genéticas para desenvolver a doença. Contudo, ainda não há uma causa determinante do quadro. A dermatologista, Renata Figueira, menciona os principais sinais da patologia.


“Ela é uma doença que provoca manchas na pele de cor vermelha – pode ser placas lesões um pouco maiores – com muita descamação. Ou seja, fica soltando ‘pelinha’ da pele. E essa descamação pode ser tanto de cor branca como prateada. É muito localizada nos cotovelos, nos joelhos.... Embora também pode ocorrer no couro cabeludo ou em outras localizações. As unhas também podem ser afetadas. As lesões podem coçar (mas não necessariamente), quando for mais grave elas podem doer, e a pele ficar mais ressecada”.

O aspecto das lesões por vezes faz com que pessoas que convivem com psoríase sejam vítimas de preconceito. O autônomo Samuel Marques, de 48 anos, convive com a psoríase palmo-plantar – ou seja, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés - há doze anos e por doze anos convive com olhares preconceituosos.
“Principalmente a minha por ser na palma da mão, quando você vai cumprimentar alguma pessoa ela já logo olha e vê a lesão. E muitos acham que é uma lesão que pega através de contato. Mas hoje, assim, as pessoas ao meu redor – amigos e conhecidos – não têm tido nenhum tipo de problema em relação a preconceito”.

Vale lembrar que a psoríase não é contagiosa! Até o momento, não existe cura para a doença. Porém, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores as chances de controlar as lesões. Ao surgirem sinais de coceira, vermelhidão ou descamação nas mãos, pés, cotovelos ou outras regiões, procure uma Unidade de Saúde para que o encaminhamento necessário seja feito. Saiba mais no Blog da Saúde no endereço: blog.saude.gov.br.

Reportagem, Aline do Valle.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Sábado, 25 de Maio de 2019
11:34
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)