Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Psicóloga destaca "ditadura da beleza"

Alana Gandra/ABr - 18 de janeiro de 2007 - 05:50

Rio de Janeiro - Especialista em transtornos alimentar, a doutora em Psicologia Joana de Vilhena Moraes participou ontem (17) de debate na Bolsa de Negócios Fashion Business, realizada paralelamente à feira Fashion Rio. O tema do debate foram os distúrbios como a anorexia, que afetam principalmente jovens em busca da carreira de manequim ou modelo. Desde o final do ano passado, pelo menos quatro jovens morreram no Brasil em conseqüência da anorexia.


"A situação é alarmante, é mais um reflexo da cultura em que a gente vive, da atual ditadura da beleza", analisou a doutora. E acrescentou: "O sucesso das modelos contribui para a percepção da obesidade através de uma lente de aumento, gerando um horror à gordura. Chegou a um esgarçamento tal que a gente tem que parar para repensar esses valores”.


Joana Moraes recomendou, para reverter esse cenário, a necessidade de se rever o valor da visibilidade: "É importante não esquecer que se tornar modelo, e conseqüentemente ser magra e se adequar a esse padrão estético, significa também uma possibilidade de ascensão social onde a valoração máxima é o corpo. É uma fonte de investimento”.

Na avaliação da psicóloga, o fato de organizadores de semanas de moda na Espanha e na Itália terem fixado limites à participação de menores de idade e aos níveis de massa corporal deve ser mais divulgado. "Deve-se assegurar que essas moças estejam com tratamento multidisciplinar, ou seja, acompanhamento psiquiátrico, nutricional e psicológico. São os cuidados que devem, sobretudo, ser divulgados na mídia", afirmou.


Moraes destacou, porém, que quando a sociedade toma conhecimento de um caso de anorexia, o quadro de desnutrição está muito avançado e com perdas graves, como falência renal e insuficiência cardíaca: “Isso tudo se dá porque, socialmente, reforça-se a magreza como sinônimo de sucesso que, em última análise, vai levar o sujeito a ter visibilidade, ser bem sucedido, rico e famoso”.

Tanto a anorexia como a bulimia são distúrbios que traduzem uma percepção distorcida da própria imagem corporal, segundo ela, que após dez anos de pesquisa lançou o livro O Intolerável Peso da Feiúra. Sobre Mulheres e seus Corpos, base de sua tese de doutorado.


“Muitas vezes se tem uma mescla de quadros, a partir da bulimia – situação em que a pessoa come e vomita em seguida – e em seguida, passa-se à anorexia, onde ocorre o suprimento gradual da ingestão de alimentos. E nesse caso, a distorção da imagem é tão grave que a pessoa perde a lucidez", concluiu.


SIGA-NOS NO Google News