Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/07/2004 10:03

PSF faz dez anos com resultados positivos, diz Suassuna

Irene Lôbo/ABr

Apesar de oficialmente ter sido implantado em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) começou atuar em 1991, por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). A maioria já foi incorporada ao PSF, mas alguns agentes comunitários de saúde continuam atendendo nos municípios onde o Saúde da Família ainda não chegou. Atualmente existem 191.289 agentes comunitários de saúde que fazem cobertura de 93,4% do total de municípios do Brasil.

Os resultados colhidos após dez anos do PSF são positivos, observa a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Afra Suassuna. “Nas áreas em que o PSF está implantado, percebemos um incremento significativo no aleitamento materno, o que tem uma repercussão na diminuição da desnutrição em menores de um ano. Para nós isso é muito significativo”, conta Afra, citando uma das conquistas do programa.

Para comemorar uma década de PSF, o Ministério da Saúde promoveu no mês de junho a II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. O evento premiou as experiências bem-sucedidas dentro do PSF. A criação de um SPA Comunitário no município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, foi uma delas.

Ao identificar que muitos moradores do bairro Cônego Monte estavam acima do peso normal e que as orientações sobre a dieta e estímulos a atividades físicas não apresentavam resultados positivos, as equipes do PSF do bairro decidiram mudar a sua atuação.

Assim foi criado um espaço que, além de informações sobre reeducação alimentar, oferece atividades físicas como caminhadas, hidroginástica, aeróbica, musculação, alongamentos e relaxamentos, uma espécie de SPA comunitário.

Hoje existem cinco na região. Os resultados mostram que a iniciativa deu certo. Os pacientes inscritos perderam peso, modificaram hábitos de vida e formaram grupos de solidariedade na comunidade.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)