Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PSF faz dez anos com resultados positivos, diz Suassuna

Irene Lôbo/ABr - 30 de julho de 2004 - 10:03

Apesar de oficialmente ter sido implantado em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) começou atuar em 1991, por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). A maioria já foi incorporada ao PSF, mas alguns agentes comunitários de saúde continuam atendendo nos municípios onde o Saúde da Família ainda não chegou. Atualmente existem 191.289 agentes comunitários de saúde que fazem cobertura de 93,4% do total de municípios do Brasil.

Os resultados colhidos após dez anos do PSF são positivos, observa a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Afra Suassuna. “Nas áreas em que o PSF está implantado, percebemos um incremento significativo no aleitamento materno, o que tem uma repercussão na diminuição da desnutrição em menores de um ano. Para nós isso é muito significativo”, conta Afra, citando uma das conquistas do programa.

Para comemorar uma década de PSF, o Ministério da Saúde promoveu no mês de junho a II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. O evento premiou as experiências bem-sucedidas dentro do PSF. A criação de um SPA Comunitário no município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, foi uma delas.

Ao identificar que muitos moradores do bairro Cônego Monte estavam acima do peso normal e que as orientações sobre a dieta e estímulos a atividades físicas não apresentavam resultados positivos, as equipes do PSF do bairro decidiram mudar a sua atuação.

Assim foi criado um espaço que, além de informações sobre reeducação alimentar, oferece atividades físicas como caminhadas, hidroginástica, aeróbica, musculação, alongamentos e relaxamentos, uma espécie de SPA comunitário.

Hoje existem cinco na região. Os resultados mostram que a iniciativa deu certo. Os pacientes inscritos perderam peso, modificaram hábitos de vida e formaram grupos de solidariedade na comunidade.


SIGA-NOS NO Google News