Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

04/10/2016 13:36

PSDB cresce, PMDB diminui e PTB quase desaparece da Câmara

Mayara Bueno, Leonardo Rocha e Richelieu de Carlo, Campo Grande News

Com a eleição de 2016, as bancadas dos partidos mudarão quase que totalmente, a partir do ano que vem. Um exemplo é o PSDB que ampliou a bancada para sete parlamentares e sera dono do maior grupo político na casa de leis, enquanto o PMDB, que teve a maior bancada, caiu para apenas dois representantes, assim como o PTB, com apenas um vereador eleito este ano.

A partir de 2017, o ninho tucano será composto por: André Salineiro; Junior Longo; João Cesar Matogrosso; Delegado Welligton; Antonio Cruz; Dr. Lívio e João Rocha. Somente os dois últimos foram reeleitos, o restante foi eleito nesta eleição.

Para o presidente municipal do PSDB, Livio Leite, a atuação do governo foi preponderante para o desempenho dos tucanos. “Com base maior, a relação com Executivo Municipal será harmônica”, prevê.

Até o fim de 2016, o PTB continuará sendo a maior bancada, mas, a partir do ano que vem, o partido, liderado em MS pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho, será representado por apenas um vereador: Otávio Trad. Para Nelsinho, o resultado nas urnas foi recado da população, tanto para os vitoriosos, quanto para os derrotados. "Todos os partidos analisaram que a votação para vereador foi menos do que se esperava, ninguém ultrapassou 10 mil votos".

A bancada do PMDB, que hoje tem quatro parlamentares, será reduzida pela metade. Ano que vem, o partido contará com Paulo Siufi (reeleito) e Loester Nunes de Oliveira. O presidente Ulisses Rocha atribuiu o desempenho à não disputa do partido na majoritária. "Acabou que a chapa de vereadores foi prejudicada". Não estar à frente da Prefeitura e do governo também foi um fator, afirma.

O DEM continuará com apenas um representante, mas diferente do atual. Airtom Saraiva deixa o mandato no fim do ano, mas Vinicius Siqueira representará a legenda a partir de 2017.

Com apenas um vereador na atual legislatura, o PP mais que dobrou nas urnas, nesta eleição, conseguindo eleger três parlamentares e ser a segunda maior bancada do Legislativo Municipal: Cazuza (reeleito), Dharleng Campo e Valdir Gomes. Para Cazuza, presidente da legenda, a eleição dos três é resultado de um trabalho em conjunto.

Quem também se deu bem nesta eleição foi o PDT, que, atualmente, não conta com nenhuma representante. Ano que vem, dois formarão a bancada: Odilon de Oliveira Junior e Ademir Santana.

PT do B viu sua bancada ser reduzida a zero com a janela partidária, já que um migrou para Rede (Eduardo Romero), um para PTB (Otávio Trad), um para PSDB (Flávio César) e outro para o SD (Eduardo Cury). A partir de 2017, Pastor Jeremias Flores será o único a representar a legenda.

Ficarão sem um único vereador pelos próximos quatro anos o PPS, PR e PSC - todos estes contam com um parlamentar até o fim de 2016. O PT, que começou a atual legislatura com três parlamentares e caiu para dois no fim do mandato, a partir do ano que vem, terá somente um representante, Ayrton Araújo, que foi reeleito.

PSB dobrou. Atualmente, é representando por Carlos Augusto Borges e, a partir de 2017, além dele, contará com Francisco Gonçalves de Carvalho. PSD se manteve em dois vereadores, mas um dos nomes mudou: Francisco Almeida Telles (reeleito) e Hederson Fritz Morais da Silveira, eleito agora.

O SD também dobrou. Agora representado apenas por Herculano Borges, o partido elegeu Epaminondas Vicente Silva Neto e Lucas de Lima. De olho na eleição de Angelo Guerreiro (PSDB) na prefeitura de Três Lagoas e próximo na lista para substituí-lo na Assembleia, Herculano nem tentou a reeleição.

Também se manteve com um representante o Rede, com a reeleição de Eduardo Romero. Sem vereadores até então, o PTN e PMN ganham representação a partir de 2017, com a eleição de Maria Aparecida de Oliveira do Amaral e Willian Maksoud. O PRB reelegeu Roberto Santana dos Santos e Gilmar da Cruz.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)