Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/01/2016 07:30

Provas práticas da CNH terão monitoramento em tempo real

Midiamax

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), pensando em todas as etapas do processo para a emissão da primeira habilitação (CNH), adotou mudanças e novas tecnologias para garantir qualidade e segurança ao usuário.

A implantação da virtualização no processo da CNH está em andamento desde meados de 2015, quando começou a instalação da biometria nos exames: psicológico, médico, teórico e o acompanhamento virtual das provas teóricas.

Entretanto a partir deste ano, a pista de aula e prova prática do Detran-Sede passa a contar com um circuito de vídeo com monitoramento por câmeras e a utilização de smartphones em todo o estado, pelos examinadores do órgão, abolindo de vez o uso de formulários de papel.

A diretora de Habilitação do Detran-MS, Rosilda Melo, garante que a identificação do candidato ou condutor com uso da tecnologia através do sistema biométrico, câmeras e monitoramento do percurso através de GPS, trouxe mais segurança ao processo. “Com o uso da tecnologia há mais segurança, transparência e rapidez evitando tentativas de fraudes e dando agilidade na emissão da CNH, uma vez que mostra local e horário que foi cometida a falta e os laudos são lançados diretamente no sistema, sem necessidade de emissão dos mesmos, desburocratizando e gerando também economia”, afirma Rosilda Melo.

A iniciativa tem como objetivo dar transparência total ao processo, padronizando os procedimentos dos examinadores. Vanilda Pereira Bejarano, examinadora do Detran-MS, garante que tanto os examinadores como os alunos estão mais seguros com a tecnologia. “Pra nós examinadores na prova prática a implantação do uso da tecnologia foi muito importante, deixou o exame mais seguro, agora está tudo no sistema. O aluno se sente tranquilo, seguro, não fica constrangido. Por que ele sabe que isso é bom pra ele, pra todo mundo”, conclui Vanilda.

A implantação do monitoramento com áudio e vídeo nos veículos para a realização da prova de percurso deve acontecer nos próximos meses, pois a intenção é deixar os exames aplicados para a emissão da CNH, 100% monitorados.

“O uso da tecnologia veio pra ajudar bastante, nos deixa mais seguros, mais confiantes, e quando tiver no percurso também a gente vai ter certeza do que fez. Vai ter como a gente saber se deu a seta certa, se fez a conversão correta, é tudo mais seguro”, disse Tamires Angélica de Campos, que já realizou a prova prática com o uso do smartphone.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)