Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/01/2016 07:30

Provas práticas da CNH terão monitoramento em tempo real

Midiamax

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), pensando em todas as etapas do processo para a emissão da primeira habilitação (CNH), adotou mudanças e novas tecnologias para garantir qualidade e segurança ao usuário.

A implantação da virtualização no processo da CNH está em andamento desde meados de 2015, quando começou a instalação da biometria nos exames: psicológico, médico, teórico e o acompanhamento virtual das provas teóricas.

Entretanto a partir deste ano, a pista de aula e prova prática do Detran-Sede passa a contar com um circuito de vídeo com monitoramento por câmeras e a utilização de smartphones em todo o estado, pelos examinadores do órgão, abolindo de vez o uso de formulários de papel.

A diretora de Habilitação do Detran-MS, Rosilda Melo, garante que a identificação do candidato ou condutor com uso da tecnologia através do sistema biométrico, câmeras e monitoramento do percurso através de GPS, trouxe mais segurança ao processo. “Com o uso da tecnologia há mais segurança, transparência e rapidez evitando tentativas de fraudes e dando agilidade na emissão da CNH, uma vez que mostra local e horário que foi cometida a falta e os laudos são lançados diretamente no sistema, sem necessidade de emissão dos mesmos, desburocratizando e gerando também economia”, afirma Rosilda Melo.

A iniciativa tem como objetivo dar transparência total ao processo, padronizando os procedimentos dos examinadores. Vanilda Pereira Bejarano, examinadora do Detran-MS, garante que tanto os examinadores como os alunos estão mais seguros com a tecnologia. “Pra nós examinadores na prova prática a implantação do uso da tecnologia foi muito importante, deixou o exame mais seguro, agora está tudo no sistema. O aluno se sente tranquilo, seguro, não fica constrangido. Por que ele sabe que isso é bom pra ele, pra todo mundo”, conclui Vanilda.

A implantação do monitoramento com áudio e vídeo nos veículos para a realização da prova de percurso deve acontecer nos próximos meses, pois a intenção é deixar os exames aplicados para a emissão da CNH, 100% monitorados.

“O uso da tecnologia veio pra ajudar bastante, nos deixa mais seguros, mais confiantes, e quando tiver no percurso também a gente vai ter certeza do que fez. Vai ter como a gente saber se deu a seta certa, se fez a conversão correta, é tudo mais seguro”, disse Tamires Angélica de Campos, que já realizou a prova prática com o uso do smartphone.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)