Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Provas do Encceja são adiadas

MEC - 30 de setembro de 2005 - 15:21

Os estudantes brasileiros residentes no Brasil, no Japão e na Suíça, inscritos para o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), antigo supletivo, devem ficar atentos para a mudança nas datas dos exames. As provas serão aplicadas nos três países nos dias 19 de novembro, para o ensino fundamental, e 20 de novembro, para o ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), responsável pelo Encceja, modificou as datas, antes fixadas em 22 e 23 de outubro, em função do referendo popular sobre o desarmamento, que será realizado no dia 23.

No Japão, o Ministério da Educação aplicará as provas pelo sexto ano consecutivo, mas na Suíça será a primeira vez. O Japão tem, hoje, cerca de 270 mil brasileiros em atividade temporária e reúne a terceira maior comunidade brasileira no exterior — a primeira está nos Estados Unidos e a segunda, no Paraguai. Na Suíça, dados do consulado brasileiro em Zurique indicam que os brasileiros em atividade são cerca de 25 mil.

A oferta do Encceja nesses países tem como objetivo melhorar os níveis de escolaridade dos filhos dos brasileiros para que, no retorno ao país, possam cursar o ensino profissional e ter acesso ao ensino superior.

Até agora, 85 municípios de todo o Brasil aderiram ao programa, que oferece a oportunidade de certificação àqueles que não puderam concluir os estudos no período tradicional. No Brasil são 26 mil inscritos para o ensino fundamental e 29 mil para o médio. (Ionice Lorenzoni e Assessoria de Imprensa do Inep)

SIGA-NOS NO Google News