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Provão : UNE considera avanço a nova proposta

Marina Domingos/ABr - 02 de dezembro de 2003 - 04:46

A nova proposta de avaliação para o ensino superior anunciada, hoje, pelo Ministro da Educação, Cristovam Buarque, prevê a adoção do Índice do Desenvolvimento do Ensino Superior, que será contabilizado a partir de quatro indicadores: o processo de ensino, o processo de aprendizagem (exame para os alunos), a capacidade institucional e a responsabilidade social de cada curso. Para o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Peta, a proposta pode ser considerada um avanço, mas é preciso garantir que os pesos dos quatro indicadores sejam equilibrados, para que não exista cobrança maior sobre o aluno.

“A gente acredita que o peso maior tem que ser dado à questão da responsabilidade social, e à questão da avaliação institucional da universidade. A prova pode ser mais um instrumento, mas não pode ser o instrumento principal da avaliação. Tem que ver qual é o papel que a universidade cumpre, dentro de qual ponto de vista estratégico e, ainda, quais são, do ponto de vista institucional, as condições que a universidade tem”, afirmou Peta, logo depois de encontrar-se com o ministro Cristovam.

Os representantes das universidades de todo país também estiveram reunidos com o ministro para conhecer o novo sistema de avaliação, e receberam bem a nova proposta. “É importante porque valoriza todo o sistema de educação superior, com toda sua heterogeneidade. Nosso sistema, não só o federal, mas todo ensino superior brasileiro é heterogêneo, diversificado, é plural. É preciso que o processo de avaliação considere essa pluralidade, mas também o que cada uma dessas instituições tem nas regiões onde estão inseridas”, disse a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes), Wrana Panizzi.

Para ela, o prazo de três anos oferecido pelo sistema para que as universidades se “recuperem” dos maus indicadores, é considerado razoável. “É um tempo bastante significativo para que as faculdades possam ter um projeto acadêmico mais aperfeiçoado e possa caminhar na boa direção. Agora, uma coisa é certa: todas as instituições e todos os projetos acadêmicos têm que, permanentemente, se estruturarem e se transformarem para poder acompanhar a sociedade, que muda muito rápido”, alertou Wrana Panizzi..

O projeto de lei com o novo sistema será apresentado hoje no Senado Federal e, logo depois, encaminhada à Casa Civil para aperfeiçoamento no texto. Em seguida, o projeto voltará ao Congresso para ser votado.

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