Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prova não pede "decoreba", mas raciocínio prático

Ivan Richard / ABr - 02 de maio de 2006 - 15:28

Este ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no dia 27 de agosto em 800 municípios do país. O coordenador do Enem, Dorivan Pereira Gomes, avalia que o teste não exige que o candidato decore o conteúdo das diversas disciplinas. Segundo ele, a prova exige conhecimento prático do dia-a-dia, leitura e interpretação dessa leitura.

"A prova é muito boa de ser feita. Quem faz, sai satisfeito porque não fazemos nenhum tipo de piadinha para confundir o candidato. Estamos sempre primando a inteligência do candidato", disse. "Não é uma prova fácil, mas não no sentido de ser fraca. É uma prova gostosa de fazer e as pessoas que fizerem a prova saíram dizendo que são pessoas inteligentes, que conseguira, resolver as questões."

Começaram hoje (2) e vão até o próximo dia 2 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006. Os interessados podem se inscrever pela internet ou pelo sistema tradicional, de preenchimento de formulário nas escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe), ligado ao Ministério da Educação.

Podem participar do Enem todas as pessoas que já terminaram o ensino médio e todos aqueles que estão concluindo o ensino médio este ano. Os alunos que estejam matriculados em escolas públicas e cursando o último ano do ensino médio não pagam a inscrição do Enem. Só pagam para fazer o exame os alunos de escolas privadas e aqueles que já terminaram o ensino médio. A taxa é de R$ 35,00.

"Hoje em dia percebemos que as escolas, os próprios vestibulares e os concursos públicos não se interessam em pessoas que tem grande quantidade de conteúdo decorado. O que interessa é que a pessoa tenha conhecimento, saiba resolver problemas, que interprete informações. E é isso que tem modificado o ensino no país e o Enem está ajudando nessa modificação", disse. Os testes serão aplicados no dia 27 de agosto, das 13 às 18 horas, em 800 municípios brasileiros.

SIGA-NOS NO Google News