Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/05/2006 15:28

Prova não pede "decoreba", mas raciocínio prático

Ivan Richard / ABr

Este ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no dia 27 de agosto em 800 municípios do país. O coordenador do Enem, Dorivan Pereira Gomes, avalia que o teste não exige que o candidato decore o conteúdo das diversas disciplinas. Segundo ele, a prova exige conhecimento prático do dia-a-dia, leitura e interpretação dessa leitura.

"A prova é muito boa de ser feita. Quem faz, sai satisfeito porque não fazemos nenhum tipo de piadinha para confundir o candidato. Estamos sempre primando a inteligência do candidato", disse. "Não é uma prova fácil, mas não no sentido de ser fraca. É uma prova gostosa de fazer e as pessoas que fizerem a prova saíram dizendo que são pessoas inteligentes, que conseguira, resolver as questões."

Começaram hoje (2) e vão até o próximo dia 2 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006. Os interessados podem se inscrever pela internet ou pelo sistema tradicional, de preenchimento de formulário nas escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe), ligado ao Ministério da Educação.

Podem participar do Enem todas as pessoas que já terminaram o ensino médio e todos aqueles que estão concluindo o ensino médio este ano. Os alunos que estejam matriculados em escolas públicas e cursando o último ano do ensino médio não pagam a inscrição do Enem. Só pagam para fazer o exame os alunos de escolas privadas e aqueles que já terminaram o ensino médio. A taxa é de R$ 35,00.

"Hoje em dia percebemos que as escolas, os próprios vestibulares e os concursos públicos não se interessam em pessoas que tem grande quantidade de conteúdo decorado. O que interessa é que a pessoa tenha conhecimento, saiba resolver problemas, que interprete informações. E é isso que tem modificado o ensino no país e o Enem está ajudando nessa modificação", disse. Os testes serão aplicados no dia 27 de agosto, das 13 às 18 horas, em 800 municípios brasileiros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)