Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ProUni tem mais de 477 mil candidatos inscritos

Midiamax - 10 de junho de 2016 - 08:30

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou, até as 18h de ontem (9), 477.552 candidatos inscritos, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições chegou a 921.103.

O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do ProUni, até esta sexta-feira (10) .

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Aqueles que têm deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos podem optar por concorrer a bolsas reservadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Uma vez por dia, o sistema do ProUni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Segundo o MEC, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada.

Vagas

Ao todo, serão ofertadas, no segundo semestre deste ano, 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Neste segundo semestre, vão ser oferecidas 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais, de 50%.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês. Os cursos de administração, com 12.500 vagas, direito, 8.561, e pedagogia, 7.139, são os que oferecem mais vagas. Além disso, os cursos de engenharia, somados, têm 14.410 vagas.

O ProUni é dirigido tanto a estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Para se inscrever na segunda edição de 2016, o candidato deve ter participado do Enem de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número e a senha que o candidato usou para se inscrever no Enem.

SIGA-NOS NO Google News