Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ProUni prorroga prazo de adesão de instituiçõeS

ABr - 02 de dezembro de 2005 - 08:39

O prazo para as instituições de ensino superior aderirem ao programa Universidade para Todos (ProUni) foi prorrogado até a próxima sexta-feira (9). O início das inscrições dos alunos, previsto para segunda-feira (5), passou para o dia 12, com encerramento no dia 2 de janeiro de 2006.

Conforme o coordenador do ProUni, Celso Carneiro Ribeiro, o programa estabelece um número de bolsas para egressos da escola pública de baixa renda. As instituições devem demonstrar ao MEC a proporção de bolsistas em relação ao número total de estudantes pagantes. Além disso, o processo de atualização de dados e prestação de contas funciona como acompanhamento dos bolsistas, pois inclui informações sobre o desempenho e o rendimento dos alunos beneficiados.

O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 6 de janeiro. As inscrições deverão ser feitas pela internet, no endereço eletrônico . Para participar, os alunos devem ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escola pública, ou em escola privada com bolsa integral. Todas as instituições participantes devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e de 50% em instituições particulares de todo o país. Ao todo, 1.142 instituições participaram do programa em 2005, disponibilizando 112 mil bolsas. Segundo Ribeiro, estudos realizados pelas instituições que aderiram ao ProUni demonstraram que os alunos beneficiados pelo programa têm desempenho igual ou melhor do que os estudantes que entraram na faculdade pelo vestibular. "Dada a oportunidade, eles reúnem as condições para o sucesso. São estudantes aguerridos e extremamente motivados que agarram e valorizam a oportunidade que tiveram", ressalta.

Com informações do Ministério da Educação.

SIGA-NOS NO Google News